Muitos querem saber se vale a pena trabalhar com Python e a resposta para essa afirmação será mostrada ao longo do texto. Só que antes de começar, é o momento de mostrar que tudo vai depender da sua visão sobre o mundo. Já que as oportunidades na maioria das vezes vão sempre bater aí na sua porta.

Dessa forma, o que importa é se você consegue aproveitar ou não e para tal é preciso ter um guia completo sobre o tema. Será mais simples de saber por que razões compensa mais e o que restará é apenas aproveitar a chance. Os próximos tópicos vão te auxiliar a entender todas as nuances sobre isso.

Vale mesmo a pena trabalhar com Python?

Sim, vale a pena trabalhar com Python e a razão é que existe uma infinidade de oportunidades contidas nessa opção. Por isso mesmo, é que diariamente várias pessoas estão optando cada vez mais por esse tipo de linguagem. O principal é saber tudo sobre o assunto e assim entender melhor todos os pontos.

A realidade é que antes de formar as razões pelas quais trabalhar com Python compensa tanto, é preciso conhecer mais sobre essa linguagem. Os próximos tópicos vão mostrar tudo sobre o assunto e você terá a chance de aprender mais. Só que deixando claro, que a ideia não é afirmar nada e sim dar um panorama.

O que é?

Todos sabem que ter mais produtividade e legitimidade é um objetivo pertinente a maioria das plataformas. Python traz justamente esse conceito, ou seja, o criador foi Guido Van Rossum e ele conseguiu unir o útil ao agradável.

Trata-se de uma grande vantagem, porque consegue materializar aquele pensamento de ser objetivo e efetivo. Por exemplo: não vai existir a dificuldade de programar, ou seja, te fará economizar uma boa quantidade de tempo no final.

Em outras palavras, trabalhar com Python é simplesmente ter acesso a um código que é bom e rápido. Ao mesmo tempo, também é possível conseguir mantê-lo de forma rápida, portanto, será um diferencial bem interessante a todos.

Atualmente o mesmo tem crescido e consegue trazer a todas algumas funcionalidades que são bem interessantes. Quem trabalhar com programação sabe que toda e qualquer ajuda será sempre muito bem-vinda por todos.

Suporta múltiplos paradigmas?

Essa aqui é uma grande vantagem, porque traz à tona o fato de conseguir suportar múltiplos paradigmas de programação. Já que a famosa programação procedimental pode ser utilizada para programas rápidos e bem simples.

Uma vez que as estruturas que forem de dados complexos, por exemplo: listas e também os dicionários. Os mesmos vão estar totalmente disponíveis para conseguir facilitar a arte de desenvolver os algoritmos mais complexos.

Um dos motivos para afirmar que trabalhar com Python é mais fácil, é que dá para fazer também grandes projetos. É permitido a utilização das técnicas orientadas a esse tipo de necessidade, ou seja, Python suporta até isso.

Esse suporte é de origem modesta para a programação funciona, ou seja, vai deixar a linguagem muito mais expressiva. Fazendo com que seja fácil conseguir programar muitas coisas mesmo usando apenas uma linha de comando.

O mais importante é que através das técnicas simples e que alteram o comportamento da linguagem. Isso vai permitir que seja simples de criar as linguagens de domínio especifico, portanto, é uma vantagem e tanto.

Até aqui já deu para afirmar que deu para trabalhar com Python, ou seja, apenas essa vantagem já confirma isso. Só que a realidade é que vão existir outras vantagens que vão fazer você tomar a melhor decisão para você mesmo.

A vantagem da biblioteca

A biblioteca também tem uma vantagem que vai deixar tudo mais fácil, ou seja, trata-se de ser imensa. Existe muitas classes e também métodos, ou seja, permite realizar qualquer tipo de tarefa e isso é fundamental para o sucesso.

Indo desde acessos a bancos de dados e chegando até as interfaces gráficas, que vão deixar a sua vida bem melhor. Ainda existirá a chance de encontrar vários fóruns, ou seja, tudo isso vai deixar a sua vida muito melhor.

Esse tipo de característica deixará a sua vida mais fácil, porque permite tirar as dúvidas com muito mais rapidez. Trabalhar com Python mostra para você esse tipo de visão, ou seja, é possível ser mais ágil e ainda sem trabalhar mais.

Uma das principais vantagens é que é permitido rodar a maioria das funcionalidades apenas com a instalação básica. Isso é conhecido por todos como baterias inclusas e trará a todos algumas vantagens que são interessantes.

Ter acesso a uma grande biblioteca faz com que não existam tantos limites, ou seja, dá para ir mais longe. Só que ao mesmo tempo, exige maior criatividade e todos sabem que par aos programadores isso é o que não vai faltar.

Viva a liberdade

A era atual é bem liberal, modelos de economias mistas e poder totalmente descentralizado, com Python acontece o mesmo. Já que trata-se de uma linguagem que é totalmente livre e também é conhecida por ser multiplataforma.

Isso vai indicar uma vantagem muito interessante: os programas podem ser executados sem nenhum problema. Além disso, ainda existe a chance de não precisar de nenhuma modificação, facilitando bastante a sua vida.

Para confirma que vale a pena trabalhar com Python, é preciso citar que dá para modificar as versões. Por exemplo: a versão não tem algo que atenda a sua necessidade, porém existe a chance de conseguir criar algo para você.

Os desenvolvedores vão ter toda a liberdade para estudar e assim conseguir modificar esse código da linguagem. Fazendo com que seja mais simples de rodar onde que que seja e permitindo que os resultados apareçam logo.

Quais são as razões?

Chega-se a um momento em que é fundamental mostrar algumas razões que vão confirmar que trata-se de algo realmente muito efetivo. Só que foram separados 7 pontos que vão fazer com que seja mais simples de mudar de opinião e passar a optar por algo que venha a atender a necessidade de todos.

O mais interessante para aprender que trabalhar com Python é conhecer todos e ainda com riqueza de detalhes. Depois desses 7 motivos, é provável que dentro de pouco tempo você comece a optar por isso. Dessa forma, nada melhor do que conhecer mais sobre todas essas razões e os próximos tópicos mostram:

1.    Sintaxe simples que te faz economizar tempo

O tempo é dinheiro, portanto, é o momento de todos passarem a valorizar aquilo que faz com seja mais simples de atingir os objetivos. Com o Python isso é bem mais fácil, portanto, trará a todos algumas vantagens que são interessantes.

O mais interessante é citar que existe um consenso entre os que usam a plataforma no tocante a facilidade. É mais simples de programar do que outras ferramentas, porque não é necessário digitar muitas linhas de código.

A simplicidade confirma um pouco e mostra que vale a pena trabalhar com Python, pois trará essa vantagem. Só que ao mesmo tempo, alguns outros programadores ainda se prendem a ferramentas que não são tão boas assim.

De uma forma de outro, Python está à disposição de todos e pode trazer vantagens que serão bem mais interessantes. Resta apenas aproveitar a oportunidade e fazer com que tudo possa funcionar melhor durante o processo.

2.    É Multiplataforma e de código aberto

Conforme foi citado anteriormente, essa aqui é uma das principais vantagens e faz com que rode na maioria das plataformas. Por exemplo: Linux, Windows, MacOs, BSD e também o Android, ou seja, consegue ser bem completa.

Esse tipo de linguagem mostra que dá para fazer um mesmo código e assim ser executado em todas as plataformas suportadas. Isso vai fazer com que a linguagem consiga ser totalmente gratuita e será de código totalmente aberto.

Vale a pena trabalhar com Python, porque também é possível ter acesso a algo que é totalmente gratuito. O seu código é aberto, permitindo que seja muito mais fácil de fazer todo esse desenvolvimento com muito mais facilidade.

Não existirá a menor necessidade de se preocupar com as licenças e também os royalties existentes no processo. Tudo isso faz diferença no final, pois consegue atender a sua necessidade oferecendo alternativas bem acertadas.

3.    Python é um canivete suíço

Uma das razões mais interessantes para ter o prazer de trabalhar com Python é que o mesmo é um canivete suíço. Dá para aplicar em uma grande variedade de projetos, fazendo com que seja mais simples de atender as várias demandas.

Por exemplo: dá para ser um desenvolvedor web utilizando Python junto com o Flask e até mesmo o Django. Essas informações mostram que não existe mais qualquer tipo de desculpa e é o momento de seguir na direção correta.

Além disso, também é permitido fazer a utilização para a criação de aplicativos para um Android (por meio da ferramenta Kivy), sem esquecer do desenvolvimento de jogos e até mesmo de softwares de reconhecimento facial.

Esse tipo de informação é importante, porque em um mesmo problema você já consegue ter acesso a praticamente tudo. O que resta a você é simplesmente aproveitar essa oportunidade e assim conseguir caminhar na direção correta.

4.    Comunidade grande e ativa

É uma linguagem totalmente popular e também é utilizada em muitas áreas, portanto, é um ponto positivo. A sua comunidade é muito ativa e também grande, continuando a crescer de uma forma sempre muito interessante para todos.

Um bom exemplo é a linguagem que é dona da quinta maior comunidade, especialmente no site Stackoberflow. Essa informação mostra a você que vale muito a pena trabalhar com Python, porque é fácil de tirar todas as dúvidas.

Dessa forma, dá para conseguir encontrar muito material na internet sobre o Python, ou seja, as pessoas vão te ajudar nisso. Aliás é preciso citar, pois é possível encontrar muito auxilio e também as pesquisas sobre a linguagem.

Qualquer tipo de questionamento poderá ser feito e dependendo do site, é possível ter a resposta em questão de horas. Isso é muito legal, porque a internet mostra que dá para conseguir ajuda sem que seja preciso gastar nada.

5.    Usada por grandes empresas

A Google utiliza essa linguagem de programação, especialmente para fazer o desenvolvimento de novos produtos com a linguagem. Um bom exemplo disso são os famosos módulos backend do YouTube desenvolvidos com a linguagem.

Outros casos famosos de empresas que utilizam essa linguagem são a: NASA, Mozilla, Nokia, IBM e até mesmo a Yahoo. Todas usam Python e isso é algo que vai merecer ser considerado, porque a chance de funcionar para você é grande.

Esse tipo de informação confirma que trabalhar com Python é algo que traz ótimas resultados todos. A demanda por esses profissionais está crescendo cada vez mais, porque é uma necessidade atual e isso vai merecer atenção.

6.    A mais popular na Ciência de Dados

A ciência de dados é uma das áreas que mais crescem atualmente e Python é a linguagem programação mais utilizada. Especialmente nessa área, isso vai permitir saber que é devido a sua simplicidade e ao mesmo tempo objetividade.

Ao lado das bibliotecas como Numpy ou SciPy, cálculos complexos conseguem ser feitos apenas com uma linha de código. Trabalhar com Python é ao mesmo tempo estar com contato com uma linguagem flexível, ou seja, bem rápida.

Todas essas razões confirmam que atualmente essa é uma área que tem sido a favorita da maioria das empresas. Os profissionais que dominam essa área conseguem receber um bom valor, porque é a linguagem mais efetiva.

7.    Está em alta no mercado de trabalho

A linguagem é muito popular, portanto, é utilizada por empresas e também diversas áreas. A procura tem crescido muito e esse é um dos motivos para saber que vale e pena trabalhar com Python com muito mais facilidade.

Atualmente mais de 60% dos programadores estão utilizando Python, isso nos últimos 47 anos e isso é uma informação interessante. Dessa forma, passou da hora de aprender Python e assim conseguir trabalhar com algo que dê certo.

Para finalizar o entendimento sobre o tema, procure pensar como vai acontecer daqui a 5 anos. A sua resposta já mostra que a hora de conseguir crescer é essa, portanto, não deixe para amanhã o que poderá ser feito hoje.

 

Atendimento Mundo DevOps
Enviar via WhatsApp