É do conhecimento de todos que atualmente as pressões para entregar os sistemas estão muito maiores. É justamente mediante a tudo isso que é será preciso implementar DevOps, porém vão existir alguns problemas. O mais importante é estar atento a esse fato para não perder essa oportunidade.

A ideia central da tecnologia é servir o homem e a melhor forma de fazer isso é entregando o resultado. A busca pela excelência deve ser um objetivo de todos, embora não seja tão simples assim de conseguir. Para superar esses problemas é preciso entender o conceito e ir moldando a sua equipe a essa ferramenta.

Para implementar DevOps com sucesso é necessário focar nos seus colaboradores, ou seja, no time. Eles serão os responsáveis pelo sucesso ou não, porque são os mais indicados para serem agentes de mudanças. Por fim, esse texto mostrará que vale a pena optar por essa solução para melhorar tudo.

O que é o DevOps?

É do conhecimento de todos que as necessidades atuais estão cada vez maiores e ter segurança é fundamental. Outra verdade é que os sistemas devem ser flexíveis e cada vez mais atenderem as necessidades atuais. Esses dois pontos mostram que vale muito a pena implementar DevOps na sua organização.

O cenário atual mostra que mais de 60% dos programas não conseguem ter pré-requisitos para a segurança básica. O DevOps ganhou muito destaque por conseguir maximizar a capacidade das companhias. Esse fator é crucial e traz a todos a certeza de que no final das contas vale a pena investir nisso.

O mais importante é conseguir criar ferramentas confiáveis e por consequência sólidas, portanto, é uma grande decisão. Isso fará com que a automação dessas rotinas da integração dos times possa ser alcançada por todos. A base de toda a operação está ligada em conseguir ser reconhecida como a melhor empresa.

Essas questões vão passar diretamente por dois pontos, o primeiro é ser rápido e o segundo é conseguir manter a qualidade. Para ter a chance de implementar DevOps com sucesso é de grande valia estar no meio de ambos. Os próximos tópicos vão fazer o entendimento sobre as entregas continuas sejam simples.

Entendendo o conceito de DevOps

Trata-se de um conceito ligado a ser um conjunto de práticas que são focadas na integração e também colaboração de dois times rivais. Trata-se dos desenvolvedores dos softwares e também dos profissionais de TI.

Essas duas equipes costumam ser rivais e quase sempre existirá uma espécie de sectarismo entre ambos. Para mostrar o lado contrário, é preciso citar o que deve ser feito para conseguir implementar DevOps com maior tranquilidade.

A mesma foi fundada a partir dos princípios das metodologias que forem ágeis, exigindo algumas medidas. Já que a implementação precisa ser feita para conseguir automatizar alguns processos da entrega dessas versões.

O objetivo é permitir também que a execução seja feita em uma frequência sempre maior, pois será importante. Dessa forma, a companhia conseguirá responder as mudanças nas demandas dos usuários com maior precisão.

Outro ponto crucial é a agilidade, permitindo que tudo fique melhor ainda para todos os envolvidos nisso. Conseguindo ser assertivo, é provável que todo o retrabalho não seja mais preciso, fazendo com que os resultados sejam bons.

O foco principal é criar uma grande cultura de trabalho, porém sendo de alto nível, integrando e colaborando as partes de várias áreas. Por exemplo: os times de desenvolvimento de também de TI, já que ambos “não se misturam”.

Os mesmos podem estar envolvidos diretamente ou mesmo indiretamente nas suas respectivas rotinas de trabalho. Em todos os casos, será preciso alterar a forma e a ideia é fazer com que seja possível atingir esses objetivos.

Para confirmar que vale a pena implementar DevOps é preciso mostrar que todo aquele retrabalhado será eliminado. Gerando assim mais resultados e ao mesmo tempo sendo rápido, portanto, é considerado o “dream team”.

Integrando times para manter os serviços com alta segurança

Quando existir a unificação das rotinas de desenvolvimento, será mais simples de conseguir aumentar a confiabilidade. Isso está ligado aos sistemas que foram criados pelo time de TI, portanto, é algo fundamental para facilitar tudo.

Os testes de penetração e as rotinas de auditoria vão ser realizadas no código-fonte e irão encontrar as vulnerabilidades com maior assertividade. Dessa forma, os profissionais vão distribuir as atualizações com patches mais confiáveis.

Ao mesmo tempo, essas novas técnicas de desenvolvimento estarão incorporadas a rotina do setor de TI. O significado de implementar DevOps está ligado a uma maior integração entre todos os departamentos da empresa.

As chances desses erros acontecerem serão menores e o aumento da produtividade será alcançado com rapidez. Isso vai ser uma consequência e evitará os problemas relacionados a todas as rotinas do desenvolvimento.

A empresa precisa ter em mente alguns pontos antes de iniciar o processo de implementação disso. Além de entregar as ferramentas com maior agilidade para esses usuários, é preciso estabelecer uma rotina de desenvolvimento segura.

Esses sistemas web a aplicativos mobile vão trazer enormes desafios e não serão fáceis de serem superados. Se o negócio tiver alguns processos sólidos de desenvolvimento, como é o caso do DevOps, portanto, esteja atento.

Aplicando o DevOps nas rotinas do setor de TI

Todo e qualquer tipo de implementação desses processos de desenvolvimento deve ser feito com muito cuidado. Já que existirá uma mudança em toda a cultura interna desse negócio, portanto, é preciso estar sempre atento a esse processo.

Para que implementar DevOps tenha sucesso é de grande valia mudar a cultura da organização, pois será importante. Outra dica é modificar a forma como os times são organizados, ou seja, promovendo uma forte integração em tudo.

Mediante a tudo isso, será preciso que os gestores optem sempre pela adoção gradual de tudo. A ideia é priorizar primeiramente os projetos menores e também aqueles que precisem efetuar as correções de cada etapa.

Isso fará com que os profissionais possam moldar-se devagar a essa nova forma de encarar a mudança. O processo de implementar DevOps passa também pelas rotinas de entrega, porque é preciso que seja tudo automatizado.

Esse tipo de atitude fará com que os testes de software possam ser automáticos, melhorando o tempo necessário para entregar essas respostas. Uma vez que a demanda dos usuários pode ser grande, portanto, é preciso ter muita atenção.

Esses processos de seguir os padrões reconhecidos pelo mercado devem ser feitos sempre com muita atenção. Já que irá ampliar a capacidade de o sistema conseguir atender as principais exigências de segurança do setor inerente.

Para que o processo fique simples é indicado optar por um sistema de feedbacks, pois será importante. O gestor para implementar DevOps deve primeiro entender como cada profissional vai mudar a sua rotina de trabalho.

Todo o processo de colaboração será feito pelo uso correto do cload computing, permitindo assim uma integração. As pessoas podem continuar o trabalho do outro e fazer tudo em equipe, mesmo que estejam em locais diferentes.

Realmente vale a pena implementar DevOps?

Conforme mostrado anteriormente, o maior desafio para todos e conseguir que o trabalho seja feito em diferentes locais. O objetivo principal do DevOps é fazer com que as entregas sejam feitas em pequenas partes. É justamente esse fato que irá auxiliar a todos a conseguir compreender as questões fundamentais.

Isso aumentará a capacidade, a segurança e também deixará o processo mais simples de ser entendido. Já que entregando tudo mais rapidamente e ao mesmo tempo com qualidade, isso será um diferencial competitivo. Procure pensar nesses fatores para implementar DevOps com muito mais facilidade.

Adotar esse conceito vai requerer um novo modelo mental, ou seja, as mudanças precisam ser rápidas. A frequência em que isso acontecerá será fundamental e pode até colocar o negócio em risco. É necessário enfatizar a comunicação e também a colaboração entre todas as partes, pois o trabalho é feito em equipe.

Obviamente que o trabalho requer uma individualidade, fazendo com que tudo seja feito por partes. É justamente esse ponto que será um diferencial e terminará fazendo diferença de forma positiva para todos. A ideia para implementar DevOps com sucesso, é ir fazendo tudo de forma metódica.

Quando a união for conseguida, esse processo realizado será mais simples e deixará a empresa mais ágil. Esse fato irá auxiliar as entregas, ou seja, deixará tudo mais rápido para as partes envolvidas nisso. Tendo um alto grau de qualidade, será mais simples de desenvolver e implantar essa nova cultura.

O objetivo principal do DevOps é ir modificando aos poucos a rotina das pessoas, portanto, fazer algo continuo. É justamente isso que deve ser pensado quando troca-se pela nova cultura, porém mantendo a atenção. A ideia geral é essa, permitir que aos poucos tudo funcione da forma mais adequada possível.

Segurança

A ideia central do DevOps é permitir que as entregas sejam feitas com maior segurança e principalmente continuas. É justamente esse fato que é importante e vai merecer que as partes considerem esses fatores antes de tudo.

Para conseguir implementar DevOps é necessário entender que o objetivo principal é integrar equipes. Por exemplo: é possível trabalhar na mesma aplicação estando em locais físicos diferenciados, ou seja, é vantajoso.

É esse tipo de vantagem que permite a todos ter acesso a algo que é fundamental e que ao mesmo tempo deixa tudo mais simples. Essa é uma das chaves e faz com que as empresas cada vez mais optem justamente por isso.

Melhor planejamento

Vale a pena implementar DevOps, porque o planejamento ficará mais simples de ser feito, pois as entregas são continuas. Isso fará com que no final das contas, os gestores possam entregar tudo mais rápido e com qualidade.

Além disso, devido a integração ser continua fica mais simples de resolver aquele problema referente a rixa entre os times. Tanto os desenvolvedores e também a área de TI terão condição de trabalhar melhor em equipe.

O planejamento deve ser feito nas etapas principais, ou seja, antes, durante e depois da sua implementação. O feedback deve ser continuo, pois a equipe terá condições de conseguir auxiliar na melhor compreensão das informações.

Uso das melhores práticas

É preciso citar que as melhores práticas de segurança sejam aplicadas para um melhor resultado. Obviamente que o processo deve ser respeitado para que no final das contas possa funcionar da melhor maneira possível.

O ciclo de desenvolvimento deve ser feito utilizando alguns frameworks específicos que já vão apresentar as camadas se segurança. Tudo isso referente a linguagem de desenvolvimento que for inerente a todos esses pontos.

Automação dos testes de segurança

A automação dos testes de segurança vai permitir que essas vulnerabilidades sejam mais comuns. Obviamente que o teste de deploy irá permitir que esse reparo seja rápido, começando no inicio de todo esse ciclo.

Para implementar DevOps com mais facilidade é preciso construir uma abordagem mais progressiva nesse tipo de automação. Os testes devem construir camadas continuas adicionais de segurança sem oneração.

Toda a automação de segurança precisará que os testes de conformidade durante esse desenvolvimento permitam a chegada dos níveis de segurança. É necessário que estejam cada vez mais maduros, pois será primordial.

Equipe de desenvolvimento mais unida

É primordial manter um programa constante de todo essa capacitação em desenvolvimento seguro desse software. Essas equipes de desenvolvimento devem manter-se atualizadas em relação as vulnerabilidades conhecidas.

Conseguir implementar DevOps só é possível quando as atividades de regulação são revisadas periodicamente. Especialmente a revisão estática e também dinâmica de código (Code Review), pois será importante.

Para conseguir fazer a identificação dessas falhas e repassar este conhecimento para a equipe, é preciso que seja simples de entender as fragilidades do seu código e trabalhar fortemente no aperfeiçoamento.

Maior colaboração

Conforme mostrado anteriormente, é muito mais fácil de conseguir que exista uma colaboração entre todos os setores. Esse quesito faz com que os times possam trabalhar em equipe, facilitando assim todos os possíveis resultados.

A vigilância pode ser constante

Conforme o monitoramento for sendo feito regularmente, é mais simples de identificar e corrigir as falhas. Lembre-se que vale a pena implementar DevOps e essa informação traz uma vigilância muito maior para todos.