Os melhores bancos NoSQL são conhecidos por não ser relacionais e também são otimizados para uma performance escalável. Os modelos de dados sem esquema também são uma vantagem bem importante para as partes. Isso permite que seja adequado a diversos tipos de necessidades para as partes.

É por essa razão que os melhores bancos NoSQL são amplamente reconhecidos pela facilidade no tocar ao desenvolvimento. O mesmo ainda possui uma latência bem baixa e é resiliente, ou seja, muito vantajoso para todos. A ideia central é que isso seja a melhor decisão para os desenvolvedores.

Além disso, os melhores bancos NoSQL também vão utilizar vários modelos de dados, sem esquecer dos dados colunares. Os gráficos, documentos e o armazenamento de pares chave-valor na memória são ótimos atrativos. O objetivo do texto é fazer com que o entendimento sobre o tema seja possível.

6 melhores bancos NoSQL

Antes de falar sobre os melhores bancos NoSQL é necessário mostrar como os mesmos podem vir a funcionar. Trata-se de utilizar os diversos modelos de gerenciamento de dados, servindo como uma espécie de armazenamento de pares chave-valor na memória, fazendo com que os dados sejam armazenados.

Esses tipos de banco dados têm a sua otimização para os aplicativos que vão exigir que os modelos de dados sejam de grande volume. Mantendo a baixa latência e também a flexibilidade, ou seja, é bom para as consistências. Confira a seguir os 6 melhores bancos NoSQL e a partir disso escolha o melhor:

MongoDB

Trata-se de um dos melhores document store e atualmente é o líder nesse segmento de dados de dados NoSQL.O mesmo não faz a utilização do esquema relacionacional, portanto, usa alguns “documentos” similares ao formato JSON.

O mesmo é um requisito para os engines NoSQL, ou seja, é bom saber disso para utilizar as informações da melhor forma. O armazenamento de dados é feito mediante a tudo isso, e o documento é bem semelhante a um registro.

Dessa forma, irá manter diretamente os campos e também valores, permitindo que não existam problemas relacionados a isso. O MondoDB suporta também os esquemas dinâmicos, sendo um software de código aberto, ou seja, livre.

Esse é um dos melhores bancos NoSQL, porque oferece a possibilidade de aproveitar um dos recursos necessários aos ambientes de produção. Podendo atuar com: replicação, consulta, balanceamento de carga e indexação.

A atuação pode ser parecida com um sistema de arquivos, mantendo assim o balanceamento de carga. Isso aliado a tolerância a falhas dará a você algo que é primordial, ou seja, maior segurança para desempenhar as suas ações.

Cassandra

Trata-se de um dos melhores bancos NoSQL, porque foi desenvolvido pelo Facebook, ou seja, é um banco de dados descentralizado. O mesmo também é distribuído e orientado a coluna, ou seja, tem essa diferenciação dos demais.

A sua otimização para os clusters, especialmente os datacenters, pode fornecer uma baixa latência aos clientes. A sua atualização é assíncrona e o design é sempre mestra e assim como o MongoDB é gratuito, mantendo o código aberto.

As suas linhas irão conter os dados verticais, ou mesmo, colunas relacionais, se assim você desejar. A principal vantagem desse design de banco orientado por coluna é que as suas linhas vão conter o que é conhecido como dados verticais.

As pesquisas de dados podem fornecer respostas que são bem rápidas e ao mesmo tempo objetivas. É por essa razão que está entre os melhores bancos NoSQL, pois permite que o armazenamento seja feito em uma única linha.

Se você fizer uma comparação com o fato de ter que pesquisas e ler em várias linhas, ainda por cima não consecutivas para encontrar o valor, você verá que Cassandra pode atender a sua expectativa sem que problemas ocorram.

Isso vai fazer com que esse tipo de particularidade quando aliada ao modelo bem distribuído, otimizado e principalmente descentralizado, foi o responsável por solidificar Cassandra como um dos melhores bancos NoSQL.

Redis

Redis é conhecido como a implementação key-value-store é mais popular e muito utilizado na maioria das listas. Isso vai significar algo muito simples, é a atribuição dos valores as chaves, deixando o acesso e o armazenamento fáceis.

Os mesmos podem ser encontrados através das suas chaves, para facilitar o entendimento procure pensar nos mapas de hash. Depois será simples de compreender um pouco melhor do que se trata e porquê é uma boa opção.

O Redis está inserido na lista de melhores bancos NoSQL, pois consegue manter os seus pares de valores-chaves na memória. Dessa forma, vai permitir que o acesso seja mais rápido, deixando o processo muito mais rápido.

A durabilidade desses dados pode vir a ser sacrificada e também é capaz de conseguir renunciar a escrita de dados. Significado que os dados em memória vão possuir um desempenho que é incrivelmente rápido com o passar dos anos.

Com o passar dos anos, várias APIs foram sendo desenvolvidas para uma variedade maior de linguagens de programação. Esse fato permitiu que o Redis fosse uma alternativa muito mais simples para os desenvolvedores.

HBase

Fazer uma lista com os melhores bancos NoSQL e não citar o HBase é algo praticamente impossível. Já que o mesmo é uma implementação gratuita e aberta do BigTable do Google, ou seja, é um software por direito próprio.

Todo o seu uso e principalmente a forma como as pessoas estão utilizando deve-se diretamente a associação com o Hadoop. A sua popularidade e o seu uso generalizado, fazem com que hoje isso venha a ser a melhor alternativa a todos.

Esse fato vai facilitar diretamente a busca eficiente de dados dispersos e também muito bem distribuídos, fazendo com que seja um dos pontos mais fortes e isso permite que os desenvolvedores possam vir a economizar muito tempo.

O HBase é um dos melhores bancos NoSQL e vão fazer com que essa serie de implementações em empresas gigantes da internet. Por exemplo: Spotify, Linkedln e também Facebook e várias outras que são um pouco menores.

Muitos projetos do Apache também vão oferecer suporte ao HBase e irão fornecer uma camada SQL. Isso irá facilitar o acesso a dados (Phoenix), ou seja, certamente fará com que os administradores tenham muito menos trabalho.

Com o número bem extenso de instalações Hadoop que já estão no mercado, é provável que isso cresça cada vez mais. Essa é uma grande solução de armazenamento NoSQL, portanto, o padrão dos últimos anos.

Amazon DynamoDB

O Amazon DynamoDB é um dos melhores bancos NoSQL em nuvem e é oferecido diretamente pela AWS (Amazon Web Service). O mesmo é flexível e rápido, portanto, faz com que as aplicações não percam um valioso tempo.

Todo o serviço é feito em um banco de dados com formato em nuvel, portanto, é compatível com os modelos de documentos e também de chave-valor. A ideia é conseguir melhorar o desempenho e permitir que o mesmo seja confiável.

Nos últimos 5 anos essa foi a alternativa que mais cresceu, porque é fácil, simples e ao tempo fornece os resultados. A rotina já é complicada, porém conseguindo ter algo que te auxilie, será sempre uma excelente opção.

Neo4j

O Neo4j está na lista dos melhores bancos NoSQL e o mesmo é baseado em grafos e um dos mais conhecidos nessa categoria. A realidade é que é simples de ter uma implementação de código aberto, ou seja, isso será a melhor opção.

Esses dados podem ser acessados e atualizados através da Cypher Query Language, ou seja, uma linguagem semelhante à linguagem SQL. Esses bancos são perfeitos para reconhecer padrões e fazer a mineração de dados melhor.

O Big Data na sua maioria não é estruturado, portanto, o processamento e armazenamento em bancos relacionáveis não é algo viável. Os melhores bancos NoSQL entram aí e conseguem atender esse tipo de necessidade.

Quando usar NoSQL

Uma vez aprendido quais são os melhores bancos NoSQL, é o momento mais adequado para saber quando deve-se utilizar essa opção. Já que o objetivo principal do mesmo é fazer com que a performance fique melhor sempre. É um desafio trabalhar com grande volume de dados e esse ponto é interessante.

Obviamente que o principal dessa utilização é referente aos dados não relacionais, pois são comuns. Esses ambientes precisam de grande escalabilidade, portanto, é preciso encontrar formas de superar isso. Os melhores bancos NoSQL podem ser usados nas seguintes situações, veja:

Trabalho com grande volume de dados

O contato físico é inerente aos jogadores de futebol e o trabalho com grande volume de dados é um reflexo dos desenvolvedores. Dessa forma, é preciso encontrar formas de conseguir trabalhar com muito mais tranquilidade.

Trabalhar com grandes dados significa que é preciso ser na casa dos petabytes e também dos terabytes. Por exemplo: a indexação de dados de indexação de páginas do Google, popularmente conhecido como Big Table.

A utilização de um ou mais dos melhores bancos NoSQL representará uma melhora que irá representar uma melhor otimização de tudo isso. Tempo é dinheiro, ou seja, quanto mais economizar, mais custos podem ser cortados.

Desempenho melhorado para a escrita de dados

A utilização dos melhores bancos NoSQL pode ser feita para conseguir um melhor desempenho para a escrita dos dados. O principal é compreender que isso seja mais simples e ao mesmo tempo deixe todo o processo mais simples.

Quando existe a necessidade de escrever esses dados com um desempenho interessante. Obviamente que mantendo sempre a única barreira do tempo de I/O do storage, ou seja, é preciso que essa informação seja assimilada por todos.

Um bom exemplo disso pode ser para fazer o armazenamento de um grande volume de dados de Log ou mesmo auditoria, sempre relacionado a um sistema grande, portanto, os melhores bancos NoSQL irão auxiliar em todos os pontos.

Acesso rápidos aos dados armazenados como Chave/Valor

Um dos maiores problemas é referente ao armazenamento e também quando existe uma necessidade de recuperar isso. Já que dependendo dos desenvolvedores, isso pode vir a demorar muito e isso não é algo positivo.

Quando existe a necessidade de recuperar de forma rápida os dados que estão armazenados no jeito chave-valor. Ainda é necessário que o mesmo esteja no meio de petabytes sempre relacionamentos diretamente a toda a informação.

É necessário a utilização os melhores bancos NoSQL, conforme mostrado anteriormente, vários podem atender determinadas necessidades. Isso é o principal e fará com que no final seja mais fácil de encontrar esses dados.

Quando seus dados não tem um esquema definido

Os melhores bancos NoSQL podem auxiliar em casos onde os armazenamentos de dados não possuem esquema bem definido. Pois é, pode até parecer algo básico, porém muitas pessoas não possuem atenção nisso.

Um bom exemplo disso pode ser o conjunto de arquivos de um usuário no 4Shared, só que isso pode mudar. É adequado estar atento a isso, porque grande parte simplesmente ignora isso e depois percebem que foi a pior coisa.

Por fim, mas não menos importante, torna-se primordial ver se a equipe irá se adaptar a um dos melhores bancos NoSQL. Já que será por meio disso, que dará para escolher uma alternativa que se adeque a necessidade desse time.

Disponibilidade alta com fácil balanceamento dos dados

Um dos maiores desafios é conseguir equilibrar a uma grande demanda, aliada a um balanceamento de trabalho que seja bom. Dessa forma, é adequado encontrar uma forma para que tudo fique em harmonia e dê resultados no final.

Existe uma necessidade que é referente aos dados que devem estar bem distribuídos entre os servidores. Isso é algo que merece atenção, porque quase sempre uma parte do trabalho é perdido pelo fato de não se atentar a esse fato.

É necessário que o mesmo seja fácil de adicionar novos nós de armazenamento sempre na arvore. Não tendo assim esforços grandes e também sem criar indisponibilidades que sejam grandes, causando assim alguns problemas sérios.

Os melhores bancos NoSQL podem auxiliar as partes envolvidas nessa questão, porém é preciso escolher o mais adequado. O melhor de tudo é que a lista passada aqui, terá a capacidade de auxiliar a todos os envolvidos nisso.