Não importa se a empresa é pequena, média ou grande, fato é que o setor de TI precisa estar em constante evolução. Conforme a organização vai interagindo com os diversos ambientes, alguns problemas sérios aparecem. Nessa hora, utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura  será de grande valia.

O objetivo central dessa postagem é mostrar por qual razão isso acontece e também diversas outras informações relevantes. É necessário focar nas informações e tentar minimizar, porque será algo importante para todos. utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura ficará bem mais fácil.

 Aprenda a utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura.

Mas, o que é o Puppet?

Puppet nada mais é do que uma forma de automatizar a sua infraestrutura, ou seja, a ideia é deixar tudo mais rápido. Por exemplo: uma empresa com cem computadores que precisem ser configurados, será um trabalhão para todos. O Puppet entre justamente para fazer com que todo esse trabalho não seja grande.

O mais importante em relação a tudo isso é que trata-se de algo que é barato e ao mesmo tempo paga. Para soluções mais simples, é possível ter acesso a tudo de forma gratuita, porém são limitadas. Já aqueles que desejem soluções mais complexas, vão precisar pagar uma quantia para terem acesso a tudo.

Para utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura é necessário usar o desenvolvimento de software. O objetivo principal é conseguir que os sistemas sejam automatizados e ao mesmo tempo exista algo versátil. Tudo por meio do versionamento desse software dentro de uma rede, ou seja, é algo essencial.

O principio benefícios é que não será necessário efetuar todas essas mudanças de forma individual. O principal é conseguir especificar qual é o estado que é desejado pelo Puppet e assim tudo é feito automaticamente. O mesmo pode ser usado para conseguir auxiliar em toda a monitoria de toda a sua operação.

Como funciona?

O Puppet pode ser utilizada em conluio com uma arquitetura no molde cliente-servidor. O cliente será o Puppet Agent, já o servidor é o Puppet Master. O mesmo vai funcionar de uma forma muito simplificada e abaixo é possível saber como:

  • Cada Puppet Agent efetuará o envio de vários facts ao Puppet Master, portanto, os dados da configuração da máquina em questão;
  • Esse servidor vai gerar um catalog, porém tudo a partir desses facts. O catalog nada mais faz do que especificar o estado em que esse cliente deve estar. A ideia é indicar as mudanças que precisarem ser efetuadas;
  • O Agent fará a aplicação das mudanças que forem necessárias durante essa instalação do sistema. Em seguida, o mesmo fará um report dessas alterações que foram realizadas, que será enviado ao Puppet Master;
  • O servidor irá receber o report e por meio dele, será mais fácil de fazer essas ações. Tudo será de acordo com a sua configuração, por exemplo: emissão de alertas por meio de APIs externas.

Uma vez entendido um pouco mais sobre como será o funcionado fica mais fácil de entender. Para utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura é necessário antes de tudo entender como se a dinâmica. Uma vez feito isso, fica mais simples de começar a imaginar os benefícios que isso trará.

Quais são os benefícios do Puppet?

Por que utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura

O uso correto Puppet trará vários tipos de benefícios as pessoas, pois esse é o objetivo principal. Citá-los abaixo é necessário, pois vai permitir que tudo fique de uma forma muito mais interessante, veja a seguir:

Ampla compatibilidade

O mesmo é totalmente compatível com MAC, Windows, Linux e todas as suas variações. Em relação aos programas, será preciso utilizar módulos, que nada mais são do que pacotes com dados e código. Os mesmos são necessários para melhor interação entre a configuração e também a instalação de um software.

É necessário citar que além dessa vasta quantidade de soluções a terceiros, ainda é permitido desenvolver módulos próprios. A realidade é que a necessidade da empresa precisa ser atendida e é preciso fornecer exclusividade, o Puppet oferece a todas essa vantagem que é importante.

Segmentação de configurações

Outra importante vantagem em relação ao Puppet, é que o Puppet Master oferece a todos uma vantagem. Para que não seja necessário configurar para cada página uma configuração diferente, existe uma ferramenta chamada environment que consegue criar padrões diferentes para atender essa demanda.

O mesmo vai possibilitar que vários perfis de sistema e também configuração possam ser criados. É adequado dividir os agents de acordo com os estágios existentes do desenvolvimento como um todo. Vale ressaltar que cada um irá requerer diferentes módulos e também ajustes que precisam ser exclusivos.

Apoio à monitoria

O Puppet oferece a chance de ser utilizado para automatização essenciais. Trata-se da automatização da instalação e também de todas as ferramentas de monitoria, tudo graças ao uso desses módulos. Tudo se dará graças ao uso de environments, sendo possível adequar de acordo com a área da organização.

Outro beneficio do uso do Puppet com a monitoria se dá pela configuração adequada de cada módulo. Alias, é por meio disso que algumas ações conseguem ser automatizadas e assim oferecer mais vantagens. Por exemplo: o puppet pode indicar alertas e depois ser configurado para corrigir o problema.


Por que é importante utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura?

Uma vez mostrado o que é e também como a utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura traz benefícios, chega-se ao momento mais adequado para mostrar porquê a utilização é necessária. Serão mostradas dez vantagens que vão permitir um entendimento mais fácil, portanto, veja a seguir:

1.    Custo de manutenção de computadores

O custo de manutenção com computadores é um dos pontos negativos de qualquer empresa. As pequenas sofrem, as médias também e as maneiras são obrigadas a gastar uma quantia bem elevada.

Para combater isso, é necessário usar o Puppet uma vez que o custo irá diminuir e muito. Já que um dos pilares é ter uma equipe pequena, porque o uso dessa ferramenta fará com que tudo seja automatizada.

Um dos objetivos é conseguir com que uma empresa pequena consiga gerenciar um grande parque. O uso da tecnologia vai oferecer justamente isso, ou seja, com pouca mão-de-obra é possível produzir muito mais.

2.    Sobrecarga da equipe será reduzida

Outra questão fundamental que merece atenção é essa, porque uma equipe sobrecarregada dará diversos custos. Um dos benefícios de utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura é justamente diminuir isso.

Aquelas horas extras, maior estresse da administração e até mesmo a motivação da equipe melhor. Imagina ter que configurar vinte máquinas em um único dia, ou seja, fazer aquele mesmo procedimento e ainda várias vezes.

Uma vez que o Puppet é usado, a equipe irá produzir mais e também vão utilizar mais a criatividade. Cada colaborador terá condição de criar soluções e caberá a gerencia aprender a usar a capacidade que cada um tem.

É importante destacar também que as vantagens não vão ser apenas em relação ao setor de TI. Por exemplo: dá para configurar várias máquinas para fazerem determinados movimentos, ou seja, auxilia também outros setores.

3.    Downtime do ambiente será diminuido

O setor de informação ou TI é um dos mais vitais para qualquer tipo de empresa, porque as informações são armazenadas lá. Uma empresa te telefonia sem computadores seria literalmente “quebrar” a organização por um dia.

É primordial então mostrar que o Puppet vai atuar justamente indo contra esse tipo de coisa. Uma vez que uma máquina precisará ser configurada apenas uma vez e na sequencia tudo pode ser feito via assistência remota.

Essa padronização conseguirá trazer duas vantagens que são bem importantes para todos. Trata-se do controle e da eficiência, ou seja, correção dos erros existentes e utilização da organização na sua plenitude.

É por essa razão que muitas pessoas passaram a utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura. Afinal, ninguém quer perder tempo, dinheiro e consequentemente não usar a tecnologia da forma correta.

4.    Atualização do sistema ficará mais fácil

Chegou aquele momento de atualizar o sistema na sua máquina, para muitos é a hora de começar a se desesperar. Só que por meio do Puppet irá acontecer justamente o contrário, ou seja, tudo é feito de forma rápida.

Não para somente nisso, porque os serviços também podem oferecidos de forma sempre muito controlada. Trata-se simplesmente da união daquilo que é útil ao agradável, promovendo assim importantes avanços.

A vantagens principais são sentidas para empresas que funcionam 24 horas por dia. Uma vez que não será preciso parar um turno para promover atualizar no seu trabalho, ou seja, é bem vantajoso para todos.

5.    Flexibilidade e facilidade para distribuição das configurações

A distribuição de configurações para todo esse parque deve ser efetuada de forma controlada. Por exemplo: algumas máquinas podem ser atualizadas, pois fazem parte de um setor e já as outras não.

O mais importante é destacar que a tanto a facilidade quanto a flexibilidade vão permitir que existam benefícios importantes. É permitido até determinar que algumas máquinas sofram uma atualização e as outras, tenham algo distinto.

Não é necessário nem imaginar que para empresas médias ou grandes, isso será de grande valia. No final das contas, ficará muito mais simples de perceber que foi possível economizar tempo, dinheiro e ter melhores resultados.

6.    Novas soluções podem ser implementadas com mais facilidade

Para as organizações como um todo existe um problema que é muito grave: altos custos. A hora de começar a fazer o trabalho da implementação de novas soluções será a hora de não ter muitos traumas.

É preciso que seja feito em todo o parque necessário, porque irá fazer economizar tempo e custo. Por exemplo: imagine um novo sistema de gerenciamento feito em centenas de servidores.

Em vez de fazer em dez máquinas e precisam alocar uma equipe, é possível tudo soltando uma configuração. Essas vantagens vão permitir que não seja necessário se preocupar e nem gastar muito tempo.

7.    Retorno das configurações são mais fáceis

Caso alguma configuração ou mesmo arquivos modificados precisem ser modificados, é possível usar o Filebucket. Em pouco tempo dá para ter tudo da forma que era ou mesmo como deveria ter ficado.

Atualmente, é necessário valorizar esse tipo de benefício, porque fará com que exista uma economia de recurso. Em vez as máquinas por um dia, é possível fazer tudo em questão de minutos ou horas, dependendo da necessidade.

8.    Melhor uso das ferramentas

Várias ferramentas podem estar disponíveis na linha de comando, portanto, será necessário fazer a utilização. A grande facilidade é um dos benefícios para aqueles que preferem utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura.

A linha de comendo permite que uma boa quantidade de tempo possa ser economizada, ou seja, é muito benefício. Um dos pontos mais positivos em relação ao Puppet é deixar a tecnologia ao dispor dessa organização.

9.    Acelerar a criação de novos servidores;

A criação de novos servidores é um dos momentos mais complicados e que demandam recursos da equipe. Configurar vários servidores é algo bem complicado e muito trabalhoso.

Uma das vantagens do Puppet é que o mesmo implementa essa configuração com muito mais facilidade, ou seja, é vantajoso. A flexibilidade é outra vantagem, podendo migrá-lo para Mac, diversos sistemas Linux e também o Windows.

10. Acelerar a criação de novos serviços;

Chega-se ao ponto fundamental e talvez por isso utilizar Puppet para automatizar a sua InfraEstrutura tenha ganhado tantos adeptos. É possível criar novos serviços de uma forma muito mais acelerada, ou seja, é excelente.

Por exemplo: é possível pegar um módulo pronto e na sequencia trabalha-lo para atender a sua necessidade. É vantajoso e ao mesmo tempo irá economizar aquilo que mais consome recursos: tempo de trabalho da equipe.

É tudo isso mesmo?

A resposta está contida no texto, algo que traz 10 benefícios e hoje é usado para automatizar a sua infraestrutura é mais do que real. Simplesmente é a tecnologia cumprindo o seu papel principal, ou seja, servir a todas as pessoas.

A dica é: Aproveite essa chance de conseguir aproveitar todas essas vantagens para bombar no seu negócio.