A entrega contínua trata-se de uma prática de entrega de softwares das quais é necessário a criação e implantação do software. Ele pode ser liberado para a produção sem haver um momento determinado.

É necessário integrar de forma contínua as mudanças de software do desenvolvimento para satisfazer esse requisito, criando, testando e implantando os executáveis. E ainda estando pronto para a liberação da produção, de acordo com a demanda pelo negócio. Assim de um modo geral, com maior agilidade e rapidez.

Hoje essa é uma mudança muito importante, se comparada com a maneira com que os softwares, em sua maioria, são entregues. Podemos dizer ainda que como quase todas as metodologias de gestão para indústrias de softwares, o Manifesto Ágil é a origem da entrega contínua. Ela é uma abordagem  de engenharia de software na qual em pequenos ciclos. As equipes são capazes de produzir, de maneira que os softwares podem em qualquer momento ser lançados de maneira confiável.

O que é entrega contínua?

Na indústria da Tecnologia da Informação, isso contribui para a redução do tempo, custo e risco de se entregar alterações. Isso que permite também a atualização de forma mais incrementada para as aplicações em produção.

Assim, da mesma forma que a metodologia ágil (que teve sua origem em empresas produtoras de softwares). A entrega contínua também possui as mesmas qualificações para fazer o mesmo pela equipe de marketing. Assim ela pode auxliar a realizar a entrega de serviços de valor de forma confiável, rápida e controlada.

Qual é o objetivo da entrega contínua

O objetivo primordial da entrega contínua está em localizar formas de entregar softwares. Em especial os de elevada qualidade e valiosos  de maneira confiável, eficiente e sobretudo rápida.

Ela está relacionada a velocidade de mercado. Para mover do whinteboarding para a distribuição de forma mais rápida do que sua concorrência. A velocidade de mercado tem o indicador do ciclo de resposta mais reduzido, além de um tempo de geração de valores de maneira mais rápida.

O ciclo de resposta mais reduzido, permite  verificação de falha de maneira mais rápida, e isso faz com que os erros sejam corrigidos com maior eficiência. Ajustando e obtendo êxito de forma mais rápida também. Toda essa agilidade fornece uma grande vantagem competitiva distinta do negócio; Isso justifica porque empresas como Netflix e Amazon estão dominando sua paisagem competitiva, assumindo assim a liderança no mercado e transitando à mercados adjacentes.

Adaptar mais rápido ao mercado em mudança constante e dispor de novos serviços e recursos de forma mais ágil que seus concorrentes de mercado também são oportunidades que essas empresas tem.

O pipeline de implantação é o padrão central de entrega contínua, esta é uma implementação de forma automatizada do processo de criação, teste, implantação e também liberação do aplicativo. Este pipeline de implantação é  instanciado quando é realizada uma modificação em um aplicativo.

Inovação

Podemos dizer ainda que a entrega contínua objetiva garantir que um novo código esteja preparado para ser disposto num ambiente de produção. Entretanto, o deploy não é automático no ambiente de produção, pois esta desta ser uma decisão de negócio que deve ser aprovada previamente. Além das ações previstas na integração contínua, a prática incorpora também processos adicionais que são fundamentais para que a modificação seja acessível aos usuários e desta forma sejam realizadas inspeções finais, sendo elas automatizadas ou ainda manuais.

Quando um programador entende que sua modificação está preparada para passar pelas validações finais, é feito então o deploy automatizado do código novo nos ambientes antecessores ao de produção, que normalmente são o de Homologação e de desenvolvimento. Isso tudo deve ser realizado apertando apenas um simples botão.

Em seguida, testes de comportamento são executados de maneira a validar a lógica visual ou de negócio, que complementam os testes unitários realizados na fase de integração contínua. Com a sua nova alteração, o deloy pode assim ser rejeitada ou aceita, e com isso são enviadas notificações.

Ao passo que em casos de inspeções manuais, as equipes (como por exemplo, a de Controle de qualidade). Eles que são responsáveis pelas validações.

Recebem constantemente lotes pequenos de trabalho que por sua vez são validados facilmente. Se um erro for detectado, o programador e informado de maneira rápida. Assim ele pode fazer a alteração de forma mais fácil e rápida também, já que ele ainda lembrará de seus detalhes de alteração. Nesta etapa os feedbacks são muito importantes como rege a prática do DevOps.

Funcionamento

Para a entrega contínua ter um processo funcional, é indispensável que a infraestrutura dos ambientes que serão realizados os deploy, bem como os testes, estejam constantemente funcionais. É por esse motivo que nesses projetos, sejam incorporados conceitos de infraestrutura ágil.

Como funciona a entrega contínua?

A entrega contínua como base uma lógica muito simples, em que quanto maior o tempo em que se passa antes da entrega de um determinado serviço ou produto, os custos do projeto serão mais elevados e consequentemente a viabilidade financeira para os desenvolvedores será menor. Para a indústria de TI em específico, o mercado dinâmico exige a priorização em alguns quesitos como:

  • Interligação entre as equipes: Significa equipes comunicáveis e interligadas, ao invés do modelo de ilhas entre as áreas de TI, que deixa as equipes incomunicáveis;
  • Softwares em funcionamento: Ao invés de realizar documentação abrangente, os softwares devem estar sempre em funcionamento e ativos;
  • Cliente participativo ao longo de todo período produtivo: Participação do cliente de forma interativa, substituindo o modelo de ferramentas indecifráveis e processos longos.

A entrega contínua diz respeito a implementação de softwares de maneira automatizada segundo a demanda, sem depender do estágio de vida do projeto em si. O serviço ou produto tem a oportunidade, nessa metodologia, de serem disponibilizados nem períodos de tempo e custo mais reduzidos, de forma mais objetiva, mas ainda garantindo qualidade.

Um ambiente de negócios de forma que os requisitos mudem de maneira permanente é o que pressupõe a entrega contínua, desta forma, é imprescindível que os times envolvidos sejam organizados e também flexíveis, trabalhando sempre em uma sintonia fina, ou seja, eles devem saber empreender uma forma extremamente sincronizada da programação.

Quais os benefícios trazidos pela entrega contínua?

Podemos dizer que a entrega contínua, ou ainda ‘implantação contínua’ é a melhor forma para se criar um software. Podemos ainda destacar três benefícios da entrega contínua:

  • Menos interrupções para o cliente;
  • Recursos em desenvolvimento mais rápido;
  • Testes automatizados que garantem uma cobertura com excelência.

Você não quer que em grandes sistemas complexos, os desenvolvedores optem pelas dependências de suas atualizações. Então a implantação automatizada de servidor e a desativação passam a ser as coisas iniciais a serem incorporadas.

A entrega contínua demanda de um sistema de abordagem de atualização bem mais refinado. Isso coloca de forma automática o código para implantações maiores, ao ser aprovado em testes. Os recursos implementáveis embutidos podem ser lançados, após criados pelos desenvolvedores. Tudo isso de forma mais simples, com quase nenhuma interrupção, podemos dizer ainda que cada criação será uma implantação.

Várias implementações acontecem diariamente para que os desenvolvedores visualizem seu novo código em funcionamento. Desta forma, é necessário inovar de maneira constante com as novas funcionalidades, de maneira a lançar novas atualizações nos bancos de serviço em nuvem sem que haja interrupções aos clientes. Utilizar uma abordagem para compartilhamento e atualizações de contexto stateless e elevar a presença para as solicitações complexas de alto tráfego, é a saída. O que permite ainda reversões simples quando elas forem necessárias.

Rapidez

Com abordagens ágeis, a entrega contínua funciona muito bem, o termo ‘ágil’ significa manter as equipes produtivas. Se trata ainda do mito do planejamento em cascata que tem como case os dados para lançamentos. Dos quais para se fazer grandes entregas é possível dividir as funcionalidades .

Isso tudo possibilita ainda que as equipes façam a criação de conjuntos de recursos. Eles são complexos de acordo com a necessidade do cliente para execução de seus trabalhos, prevendo interdependências.

Dividindo o trabalho complexo em interações pequenas é possível gerar mudanças significativas passo a passo. Porém sempre respeitando o tempo de progressão com a implantação de cada etapa. Essas alterações de funcionalidades que podem parecer pequenas significam testes menores. Testes esses que possui mais facilidade de adicionar no teste automático.

O teste automatizado faz com que as equipes de desenvolvimento não precisem pausar o desenvolvimento para os testes manuais. Ao passo que as equipes tiram as pequenas tarefas atrasadas e as criam semana após a outra.

Nos Negócios

Para os negócios, é possível oferecer recursos mais recentes com maior rapidez para os clientes. Assim isso da a sua empresa uma importante vantagem competitiva. Pois permite que o negócio responda de maneira mais ágil as expectativas dos clientes juntamente com o aumento na qualidade dos seus produtos por um custo reduzido.

A entrega continua proporciona maior personalização, de forma que o software é criado segundo as reais necessidades do cliente. Pelo fato do contato possuir maior frequência os resultados passam a ser mais rápidos!

Isso ocorre pois a metodologia das entregas em sprints fornece ao cliente a possibilidade de receber as melhorias do software de forma rápida.

Podemos destacar ainda a facilidade no que se refere a implantação das novas funcionalidades. Ao haver grande quantidade de alterações.

Testar passa a ser um processo mais demorado, encontrar inconsistências na nova versão e ainda nos casos em que houver erro há um volume grande de código para reverter. Com a entrega contínua é possível reduzir as falhas em produção com melhorias e bugfix entregues de forma seguida. Assim fica mais difícil a permanência de um erro por longo tempo em produção.

A cada sprint são encaminhadas melhorias novas, isso favorece um sistema sempre atualizado. Com a entrega contínua outro benefício é a união das equipes de operações e desenvolvimento.

Essa união contribui para que o software seja entregue com maior qualidade, escalabilidade e sobretudo agilidade, o que agrega um valor significativo a empresa.

Acompanhe todas as atividades

O acompanhamento das atividades também passa a ser melhor, devido ao contato maior entre as equipes. Como já dissemos anteriormente, possibilita um melhor acompanhamento por parte dos clientes das atividades de seus desenvolvedores.

Atualmente, com tamanha agilidade na TI, as empresas agora não podem mais fazer lançamentos e correções de softwares com prazos longos demais. Recebendo entregas em períodos curtos, o cliente pode perceber as melhorias com maior frequência. Assim ele pode enviar seus feedbacks a equipe de desenvolvimento, melhorando o sistema cada vez mais.

Isso significa que quando o sistema passa a ser utilizado e as equipes de negócios transmite o feedback do cliente. Fica mais fácil basear-se nele para encontrar quais são as necessidades do cliente. Isso que permite que cada entrega em particular passe a ser feita de maneira mais personalizada e completa.

O método

A entrega contínua abre ainda opções que podem aprimorar a qualidade, evitando deplyments na madrugada. Reduzindo as falhas em produção e permitindo a adaptação rápida da área de negócios para que seus objetivos sejam atingidos mantendo sempre o atual sistema e utilizando as últimas melhorias. O método da entrega contínua é muito eficaz para empresas que precisam estar sempre atualizadas ou startups. Além disso, quando bem executado, ela permite que a equipe de negócios tenha um bom conhecimento do produto com base nos contatos frequentes.

Com o rápido desenvolvimento e mudança dos aplicativos móveis, é necessário utilizar a entrega contínua para atender as soluções diferentes existentes no mercado. Assim superando os desafios e garantindo o domínio nos processos de aplicativos móveis. De forma a garantir a satisfação do cliente com entregas de qualidade, recebendo seu feedback em tempo real.

Utilizando-se da entrega contínua com as práticas de desenvolvimento ágil, as empresas tem se transformado de maneira a criar novos modelos de negócio no mercado. Isso além de criar também concorrência.

Gostou do artigo que trouxemos hoje falando um pouco sobre a entrega contínua? Então compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também possam esclarecer algumas dúvidas que foram respondidas aqui. Deixe também seu comentário, o feedback é extremamente importante para que possamos trazer mais assuntos como esses por aqui.