A automação com devops vai permitir que a construção de sistema seja mais rápida e isso é fundamental. É preciso citar que a economia de tempo significa que recursos estão sendo poupados, ou seja, é algo vantajoso. Imagine uma equipe conseguindo fazer tudo de forma ágil, acha que isso é possível?

Com a postagem ficará simples de compreender que é muito rápido e fácil de conseguir que isso aconteça. A automação com devops é a tecnologia servindo as pessoas da forma correta, portanto, todos devem aproveitar essa chance. É primordial usar essa oportunidade para conseguir que tudo fique do jeito certo.

Como a automação influencia a vida de todos?

Antes de falar mais sobre como a automação com devops trará benefícios, é preciso mostrar tudo referente a automação. O foco do texto não é falar diretamente sobre a história, até porque a área é TI, só que é necessário. Uma vez que um povo que não faz isso, provavelmente não irá valorizar o presente.

A construção do futuro se faz com as experiências que foram tidas no passado e aliadas a tudo o que acontece hoje. Dessa forma, confira a seguir como alguns fatos mudaram totalmente a nossa vida para melhor.

Revolução Industrial

Muito antes de existir a automação com devops, a Revolução Industrial mudou totalmente a forma como tudo era produzido. Antes de acontecer isso, as pessoas precisavam de dias ou semanas para produzir alguma coisa.

Tudo era feito de uma forma meio artesanal, porém com a Revolução Industrial tudo mudou e foi para melhor. Ficou mais simples e rápido de produzir as coisas e principalmente depois da invenção da Máquina a Vapor.

A partir disso o mundo nunca mais foi o mesmo, ou seja, a velocidade de produção foi maior e a qualidade também. Isso foi crucial para que as teorias da administração pudessem ser criadas afim de administrar o novo cenário.

Guerras

As guerras existem muito antes de a humanidade ter a capacidade de inventar algum armamento de ordem bélica. Por exemplo: o forno micro-ondas foi inventado durante a guerra-fria em 1946 e hoje é uma realidade para todos.

A realidade é que se não tivessem existindo tantas guerras era provável que a humanidade não tivesse evoluído. O custo disso foi elevado e não justifica, embora o lado bom foi que a automação pode ficar bem mais rápida.

Globalização

Se a automação com devops pode ser utilizada no Brasil ou na Rússia, isso é graças a globalização. Uma vez que por meio disso ficou muito mais simples de conseguir que as informações possam ser trocadas em tempo real.

Esse fato ficou mais palpável depois do fim do bloco socialista, ou seja, da URSS, por volta dos anos 90. A partir disso, ficou mais simples de que a troca de dados pudesse ser feita e a tecnologia com isso só cresceu.

Atualmente a globalização está tão grande e a automação com devops mostra isso, porque é possível trabalhar juntamente, mesmo que as pessoas estejam no Brasil ou mesmo no Japão, portanto, é algo bem benéfico para todos.

O que é a Automação com devops?

O objetivo que a automação com devops tem é muito simples e basicamente é unificar o processo. Dessa forma, terá relação direta em fazer uma unificação dos times de operações de desenvolvimento. A ideia é fazer com que as ferramentas, práticas e a cultura possa vir a ser a mesma para todas as partes.

Normalmente o time de operações será responsável pela manutenção de tudo funcionando da forma correta. É notório que a forma mais simples de conseguir isso é prevenindo as mudanças que podem acontecer nos ambientes. Já o time de desenvolvedores precisará fazer o oposto, ou seja, criar mudanças eficientes.

Naturalmente vai existir um desalinhamento que pode vir a ser prejudicial e fazer com que aquele ambiente não seja o mais adequado. A automação com devops tem a proposta de fazer tudo isso de forma diferenciada. Permitindo que a agilidade seja algo importante e assim permita diminuir a chance de erro.

A algumas décadas alguns scripts têm sido escritos para conseguir modificar todo esse processo e automatizar tudo. É primordial que os desenvolvedores passem a fazer todo o processo de automação com devops. Ao time de operações fica o cargo de se alinhar aos processos para entender tudo.

Conceito

Alguns passos são necessários, como por exemplo: disparar a build, executar o deploy e também mandar rodar todos os testes unitários. Em seguida, realizar os testes automáticos de integração de ponta a ponta e por fim, subir as máquinas virtuais.

Esses procedimentos são muito fáceis de serem definidos, por isso o sysadmins terem as guias de implantação. Também existem as FAQs e Wikis, ou seja, é mais fácil de copiar e colocar, em seguida usar no dia a dia de trabalho.

A automação com devops é realizada pelos desenvolvedores, porém é preciso quebrar um paradigma que é comum. Trata-se de pensar que tudo precisa ser dividido e não unificado, a justificativa é que a anos isso é feito na área de TI.

É necessário aprender a modernizar todo o processo, porque é isso que vai permitir atingir os resultados. Com a automação com devops é mais simples de conseguir que toda a equipe possa trabalhar sempre da mesma maneira.

Dois jeitos de fazer isso

A primeira abordagem é muito simples e basta alternar os desenvolvedores nos times de operações, durante semanas ou meses. A ideia por trás disso é habituá-los ao trabalho e aos poucos irem implementando as mudanças necessárias.

Essa teoria é que os programadores podem ir colocando os códigos-fonte dentro do repositório. Na sequencia é mais fácil de ir automatizando as tarefas rotineiras de maneira inteligente e ainda por cima criando redes de códigos reutilizáveis.

A principal desvantagem dessa utilização é que talvez os desenvolvedores não consigam desempenhar o papel com eficiência. Ainda corre o risco de as politicas corporativas não deixarem com que os mesmos possam trabalhar.

A automação com devops pode ser feita também de outra maneira, que é aumentar as responsabilidades de suporte nos times de desenvolvimento. Basta mapear as funções e em seguida pegar algumas para ver como se dá o trabalho.

Para que fique melhor talvez seja necessário começar a rodar a equipe de desenvolvedores nessa função. A ideia é que todos possam habituar-se a esse tipo de trabalho e aos poucos a equipe toda teria condições de conseguir isso.

Esse tipo de escolha iria dar aos desenvolvedores uma ampla exposição para entender como os códigos funcionam fora de suas máquinas. Outra vantagem é que os desenvolvedores saberiam como é complicado trabalhar no suporte.

Usando a automação para a construção de sistemas

As ferramentas de integração contínua são as mais populares e utilizadas entre todas as empresas. Algumas organizações estão fazendo a utilização de builds automáticos e isso trará muitos benefícios sempre indo de acordo com a demanda.

As atividades de build depois de completadas podem ser executadas como testes unitários. Ainda o tempo todo, portanto, a implantação do software nesses ambientes de desenvolvimento, testes e também homologação.

Essas ferramentas de integração contínua vão executar os serviços web e também os testes automatizados. Relacionados a interface e sempre tendo como objetivo executar os serviços web ou testes automatizados.

A ideia é que a automação com devops possa testar se depois das mudanças o sistema continua funcionando corretamente. O mais importante é saber que esses testes são de grande valia para determinar o funcionamento do sistema.

E primordial que tudo seja encontrado facilmente para que depois os erros possam ser limitados. A automação com devops tem como objetivo isso, ou seja, vai permitir que a identificação e correção desses bugs será bem rápida.

Quais são os benefícios da automação com devops?

Os benefícios de qualquer tipo de aplicação devem ser confirmados quando o resultado almejado é atingido. Sem contar que é por meio dessas vantagens que fica mais simples de mudar a opinião das pessoas que não pensam dessa forma.

É pensando justamente nisso que torna-se essencial mostrar os benefícios da automação com devops. Para facilitar o entendimento, é preciso citar as 9 vantagens principais e abaixo será possível conferir todas, veja:

Melhoria na eficiência de negócio

Um dos indicadores mais importantes é saber a eficiência que o negócio tem ou não, porque os clientes costumam dar sinais. O mais interessante é que o devops vai permitir diretamente uma maior satisfação do seu cliente final.

Uma vez que tendo maior agilidade e eficiência, a chance de conseguir atender a necessidade do seu cliente é muito maior. Não tem nada melhor do que atingir esse objetivo, porque será de grande valia para a continuação da empresa.

Aumento de satisfação de clientes

A automação com devops traz maior satisfação e isso pode ser explicado por uma maior eficácia. A ideia central é fazer com que os erros não existam e caso possam existir, serão identificados e corrigidos facilmente pela equipe.

É necessário sempre citar que maior satisfação dos seus clientes é um sinal de futuros negócios. Isso é o mais importante e vai te permitir conseguir os objetivos que você está almejando para a operação da sua empresa.

Aumento de tempo da aplicação estar no ar

Quando uma empresa resolver contratar um determinado serviço, é porque realmente precisa ser feito com rapidez. Algumas organizações dependem diretamente disso e é indicado que a aplicação fique no ar por muito tempo. Qualquer problema relacionado a isso pode vir a prejudicar toda uma operação.

Aumento da agilidade do negócio

Uma das melhores vantagens que a automação com devops traz é maior rapidez para esse negócio. O mercado anda concorrido e aqueles que conseguirem aproveitar essa oportunidade estarão sempre em vantagem.

Mais agilidade irá significar diretamente que o seu cliente está satisfeito, pagou menos e teve mais. Para você a mesma máxima também é real, ou seja, os custos foram reduzidos e o resultado maximizado, ou seja, é a combinação ideal.

Aumento na conversão de clientes

Todos sabem que o mais importante para uma empresa é utilizar a automação com devops de uma forma adequada. O aumento da conversão de clientes pode ser possível por uma razão única, portanto, trata-se da indicação.

Se você entregou algo em pouco tempo e manteve a qualidade ou melhor, maximizou a eficiência, é provável que existam indicações. Por meio disso, ficará muito mais simples de conseguir mais conversões do que acontecia antes disso.

Aumento do valor para o negócio

Conforme mencionado anteriormente, o custo sendo menor, automaticamente o lucro ficará maior. Dessa forma, quando alguém utiliza a automação com devops, a receita não seja tão utilizada para cobrir os custos. Isso é fundamental atualmente, porque você conseguirá ganhar um diferencial competitivo.

Redução de custos de IT

Uma das desvantagens do TI é que o custo é muito elevado e isso levanta questões que vão merecer sempre atenção. Como tudo é feito de forma mais rápida e com menos erros, existirá uma redução de custos inerentes a isso.

Se for possível passar isso para o cliente, você conseguirá ter mais um diferencial competitivo em relação a concorrência. Com o perdão do exagero, seria mais ou menos, conseguir ser “bom e barato”, porém com qualidade.

Aumento da produtividade de empregados

A automação com devops irá trazer para grande parte dos seus colaboradores maior produtividade. Especialmente para os setores de desenvolvimento e também o suporte, pois tudo ficará mais automático, sendo um ponto positivo.

É do conhecimento de todos que atualmente as coisas estão bem complicadas e quando algo é lento, automaticamente não é eficaz. Essa será a questão principal e terminará ajudando a todos os envolvidos nesse processo.

Aumento da satisfação dos empregados

Menos trabalho é igual a conseguir maior satisfação e motivação para os seus empregados, pois não requer tanto trabalho. É preciso aproveitar essa chance e fazer com que o rendimento da sua empresa possa caminhar na direção certa.

Esses detalhes fazem com que a automação com devops seja uma ótima alternativa para o ambiente interno. Isso é sem dúvidas algo que vai permitir que o clima organizacional melhore, especialmente entre os times de TI.