O campo digital está se modificando cada vez mais, portanto, é preciso acompanhar todo esse processo. Se você é um analista de infra ou DBA e quer se tornar devops a postagem vai te auxiliar em tudo isso. As informações vão te ajudar e deixará o caminho mais simples, porque você aprenderá o futuro.

Para favorecer o entendimento é necessário citar que esse profissional é o grande responsável por garantir um melhor funcionamento. Indo do software até o hardware, ou seja, de toda a infraestrutura de redes, banco de dados e servidor, obviamente indo sempre na direção do projeto ou mesmo sistema.

Lembre-se que se tornar devops é um processo que vai passar por vários pontos que são necessários de serem citados. Essa é a ideia principal e vai deixar com que o entendimento dessas questões seja bem melhor. Dito isso, nada melhor do que mostrar tudo ao longo dessa postagem que é essencial.

O que o analista de infraestrutura faz?

Antes de mostrar como se tornar devops é necessário mostrar que esse texto conhece o que você faz. A ideia central é simples, ou seja, através disso será mais simples de mostrar a direção correta de ser seguida. A confiança é obtida apenas quando as pessoas sabem que alguém conhece o a sua realidade.

Isso é primordial, porque trará um diferencial competitivo e aos cria certa autoridade em cima desse assunto. É esse ponto que é interessante e vai trazer à tona vários pontos que são essenciais para o entendimento. Os três próximos tópicos vão te auxiliar nisso e vão deixar a todos muitos benefícios importantes.

Função

Entre as suas principais responsabilidades estão: projetar as redes de computador, participar do estudo, analise e também do planejamento desse software, do hardware básico e também de apoio a vários atributos essenciais.

Por exemplo: os sistemas operacionais, teleprocessamento, bancos de dados e sistemas de gestão. Obviamente que dependendo da necessidade pode existir mais atributos, porém normalmente são citados esses mesmos.

Provavelmente você também pode atuar na manutenção desses serviços, podendo ser preventivas ou não. Também faz a garantia de segurança desses dados, criando as políticas de backups e também oferecendo maior segurança.

Existirá também uma prevenção contra as invasões que podem ser de origem física ou mesmo lógicas. Existirá também um maior mapeamento de todos esses procedimentos que são na sua totalidade técnicos.

Por fim, mas não menos importante, o analista também tem um suporte técnico que irá resolver alguns chamados. Podendo fazer a instalação, a configuração e também a atualização desses softwares com muito mais sucesso.

Citar as funções principais de um analista de infra ou DBA foi algo necessário, porque mostra um pouco de autoridade. Feito isso, para se tornar devops foi preciso ter tido essa atitude, porém ainda não vai terminar por aqui.

Requisitos principais

Para continuar mostrando que a postagem entende a sua função, é de grande valia citar quais são os requisitos principais. Feito isso é a hora mais acertada para mostrar quais são os requisitos técnicos, portanto, veja a seguir:

  • Entender os principais sistemas operacionais (Linux, Windows e também OSX);
  • Saber efetuar a configuração lógica e também física das redes;
  • Ter conhecimento de redes e também dos bancos de dados;
  • O inglês é pelo menos ao nível intermediário;
  • Conhecimento pleno nos principais softwares e também nos hardwares do mercado;
  • Web Servers e também das soluções de EDI;
  • Conhecer a forma correta de gerar os relatórios e também das documentações desses procedimentos realizados;
  • As regras de firewall devem ser do conhecimento de todos;
  • Saber sobre as políticas de segurança e também dos protocolos de compartilhamento;
  • Possuir uma boa comunicação, porque será preciso passar soluções de origem técnica para alguém que é leigo;
  • Conseguir ser líder, porque será preciso trabalhar diretamente com outras pessoas e também equipes;
  • Estar ciente da necessidade de ter uma excelente gestão de processos, proatividade, organização, comprometimento e também disciplina.

Agora o texto mostrou que não é simples ser um analista de infra, especialmente devido a complexidade desse tipo de profissão. Para se tornar devops foi necessário isso, porém a ferramenta vai ser a decisão mais acertada para você.

Mercado de Trabalho

Desde de uma empresa que tenha um sistema que precise guardar informações como RG e CPF, até as maiores e a verdade é que todas precisam de um profissional que trabalhe corrigindo e protegendo todos esses dados.

Essa é a sua função e por isso você tem sido valorizado no mercado, ganhando assim um salário interessante. Só que se você comparar isso com a sua responsabilidade é provável que veja que a monetização não é tão elevada.

A partir do próximo tópico você vai perceber o que é preciso para se tornar devops e principalmente a vantagem principal. Trata-se de entender que o futuro chegou e o DevOps terá a capacidade de te auxiliar em todos esses pontos.

Como é possível se tornar devops?

Chegou o momento mais adequado para conhecer um pouco mais sobre quais são as principais razões para conseguir esse objetivo. Já que se tornar devops é a grande meta, porém é preciso estar atento a alguns pontos. Sem dúvidas, as pessoas têm uma necessidade de mudança, porém sempre tendo cuidado.

É comum procurar um milagre ou acreditar que tudo será feito rapidamente e acima de tudo sem que exista esforço. O DevOps é a melhor ferramenta, porém não trará a você nada sem que você precise estudar muito. A aplicação é um passo seguinte, porque esse tipo de metodologia precisa ser feito aos poucos.

Esse tipo de visão é primordial para ter um entendimento que consiga atender a necessidade de todos. Conseguir se tornar devops será possível e para tal é preciso considerar 5 pontos principais. Os próximos tópicos vão tratar dessa questão e pode ser ensinado como se fossem passos, veja melhor a seguir:

O que é o DevOps?

Trata-se de uma metodologia que é voltada ao melhor desenvolvimento de software que utiliza essa comunicação. A ideia central é integrar e também os desenvolvedores e também os profissionais do setor das principais operações.

Para se tornar devops é preciso citar que ainda tem uma briga entre os setores de desenvolvimento e também de operações. Aqueles que tiverem a capacidade de superarem isso, serão os responsáveis por ver algo que foi primordial.

Algumas empresas terminam liberando as novas versões desse software com grande periocidade. Para conseguir ter a agilidade necessária é preciso que seja colocado as aplicações em produção, considerando sempre o DevOps.

Por essa razão, é que esse tipo de aplicação é conhecido entre todos como entregas continuas, pois será o principal. Essa padronização desses ambientes de desenvolvimento irá auxiliar também as empresas a gerenciar as versões.

Conseguir se tornar devops passa diretamente por conseguir também entender que a nova prática vai comentar toda a emissão dos relatórios, porém mantendo a diversidade de granularidade, ou seja, vai oferecer a melhor solução a todos.

Quais são as vantagens?

As vantagens vão mostrar que se tornar devops será a melhor decisão, porque trará uma maior operação entre as áreas de desenvolvimento e a operação desse software, portanto, irá terminar com a maioria dos problemas, veja:

  • Integração entre áreas– Os times de desenvolvimento e operações vão passar a trabalhar em equipe, deixando a rixa de lado. A ideia central é colocar os interesses da organização acima daqueles do próprio time.
  • Simplificação dos processos– Os fluxos de trabalhos serão menos onerosos e também burocráticos, por exemplo: reuso de módulos de software e também da flexibilidade das mudanças que forem feitas.
  • Automação das tarefas– Os deploys manuais e outras atribuições serão substituídos pelas rotinas mais automatizadas. A economia de tempo no retrabalho irá fazer com que as entregas sejam bem mais rápidas.
  • Racionalização dos processos– Vai existir uma revisão dos processos de TI, ou seja, vai tornar muito mais racional, eficiente e também econômico. Por exemplo: a redução de tempo nos ciclos das entregas que forem necessárias.
  • Modernização da TI da empresa– Para se tornar devops será necessário utilizar o armazenamento em nuvem, ou seja, a ideia é diminuir os custos operacionais, agregando as tecnologias de ponta sem muito investimento.

Esses 5 pontos mostram que as vantagens vão trazer a você um melhor resultado sem que seja preciso perder tempo com retrabalho. Dá para entregar mais e trabalhar menos, ou seja, você vai se preocupar com o que vale a pena.

Como posso me tornar?

É do conhecimento de todos que ninguém pode aprender a dirigir sem um professor, portanto, isso é um aviso. Para se tornar devops é necessário matricular-se em curso, porém não pode ser qualquer um.

A realidade traz à tona alguns riscos e a dica principal é procurar por um curso que seja o mais adequado. Procure conhecer um pouco mais sobre a metodologia e se possível assista uma aula, pois será muito importante.

A internet e tanto e te permite aprender até a distância, porém isso deve ser feito com um pouco de cuidado, porque podem existir alguns riscos. Apenas aqueles que possuem essa facilidade é que devem fazer esse tipo de opção.

Mostrado tudo isso, é o momento de citar que se tornar devops será preciso ver se o curso é bom ou ruim. Alguns sites facilitam esse tipo de coisa, porque alguns sites pegam essas reclamações e deixam visível a todas as pessoas.

O curso é a chave para e se você tiver o cuidado de selecionar um bom, será a melhor decisão para todos os envolvidos. É isso que fará diferença e se mostra a melhor decisão, porque você aplicou um principio de TI: tentativa e erro.

Por que cresce tanto?

A necessidade moderna é conseguir reduzir o custo e não aumentar o preço, porque existe a concorrência. O lucro pode ser obtido aumentando ou mesmo baixo o preço, portanto, essa equação precisa fechar no final do mês.

Para se tornar devops você automaticamente terá a chance de ser assim, porque o mesmo traz o “mais por menos”. Para as empresas é vantajoso, porque trará um produto melhor só que por um preço bem mais baixo.

Esse é o ponto central, porque traz a todos a chance de conseguir os objetivos e acima de melhorar a qualidade. Isso pode ser entendido pelo fato de as entregas são mais rápidas, ou seja, também trará essa vantagem.

Tudo isso só é possível devido a um dos pilares do DevOps ser justamente o fato de as entregas serem continuas. Tudo é feito de forma metódica, portanto, aos poucos e com o objetivo claro de seguir na direção correta

Conseguir se tornar devops só será possível se você entender que o mesmo atende uma necessidade que é atual. Trata-se simplesmente de entregar mais oferecendo menos, só que cima de tudo mantendo a qualidade mais alta.

Esse é o futuro?

Sim, futuro vai trazer à tona algumas situações que o DevOps tem o poder de oferecer atualmente, ou seja, é uma vantagem competitiva. Quando todos desejarem começar a atuar nisso, você já terá condições de dar aulas sobre.

Você já parou para pensar que a maioria dos profissionais de TI possuem a chance de fazerem o seu horário de trabalho? Então, isso traz a tona algo que no futuro vai acontecer, portanto, cada um poderá fazer da sua própria casa.

Para se tornar devops é possível ter acesso a uma vantagem essencial, trata-se de cada parte ter a chance de fazer o seu trabalho. Dá para corrigir um bug e não perder todo o trabalho que tinha sido feito, também aquilo que deu certo.

É necessário que todos estejam atentos também ao armazenamento ser em nuvem, porque permite o acesso de todos. O DevOps “levanta algumas bandeiras” nesse sentido e esse é um dos principais benefícios referentes a isso.

Por fim, mas não menos importante, o futuro é essa prática e aqueles que tiverem já fazendo isso, vão estar em vantagem. Lembre-se que para se tornar devops é primordial saber de tudo isso, pois será a melhor decisão para todos.