O ser humano tem uma necessidade que é a urgência e isso faz com que vários problemas possam acontecer. Quando trabalha-se com tecnologia, é provável que alguns problemas venham a ser maximizados por todos. Para reduzir erros de implantação de software é necessário não ter algumas atitudes frequentes.

Obviamente que todo esse processo deve ser feito com cuidado e é necessário mudar toda uma equipe de trabalho. É adequado citar que os colaboradores são os agentes de mudança, portanto, serão responsáveis pelo sucesso ou não. A gerencia deve entender isso e trabalhar fortemente nessa mesma direção.

Conseguir reduzir erros de implantação de software é possível e para tal é preciso aprender alguns pontos que são críticos. Ao evitar tudo isso, ficará mais simples de chegar até o sucesso da sua operação como um todo. O objetivo da postagem é conseguir auxiliar as partes a entender as nuances desse processo.

O que não te fará reduzir erros de implantação de software?

Quando existe alguma dúvida, é sempre melhor procurar entender o que não deve ser feito. Já que a partir disso, fica muito mais fácil de não errar, ou seja, a chance de acertar será muito maior. A consequência desse tipo de pensamento, é evitar os erros, porque nesse caso será praticamente “meio caminho andado”.

Alguns reduzir erros de implantação de software são comuns e podem onerar toda uma operação. Mediante a tudo isso, existirá um ponto que é crucial e trata-se de trabalhar no caminho oposto. Conseguindo seguir dessa maneira, é provável que o seu futuro seja melhor e tudo possa dar certo no final.

Os próximos tópicos irão mostrar os erros mais frequentes, ou seja, conseguindo evitá-los será muito melhor. O objetivo do texto é conseguir separar o “joio do trigo” e assim deixar tudo muito melhor para as partes. Veja a seguir aquilo que você não pode fazer, porque terminará atrapalhando a conseguir os objetivos.

 

Falta de planejamento

É do conhecimento de todos que o planejamento precisa ser feito sempre respeitando as necessidades que toda empresa tem. Obviamente que uma forma eficiente de conseguir isso é planejando tudo nos seus mínimos detalhes.

Uma das maneiras para reduzir erros de implantação de software é fazendo um planejamento estratégico. Esse é o momento de unificar a equipe e ir por fases, ou seja, fazendo com que cada parte consiga seja analisada nessa hora.

Planejar as ações e também a resposta do time é primordial, porque vai deixar com que todo esse entendimento fique simples. A partir disso, os resultados chegam e fazem com que no final tudo possa dar a resposta almejada por todos.

Pensar só no preço

A preocupação com custos é legitima e pode fazer com que tudo fique mais simples para as partes envolvidas nisso. Só que pensar apenas nisso não te auxiliará a conseguir reduzir erros de implantação de software com eficiência.

É adequado ter um cuidado maior com isso, especialmente na hora da escolha de um bom programa para você. Procure pensar nas características da empresa e também o ramo de atuação, sem esquecer as atividades a serem realizadas.

Algumas reuniões com os gerentes são necessárias, já que vão fazer com que a organização possa ficar melhor ainda. Estabelecer prioridades é necessário e esse tipo de atividade é conhecido por todos como a Analise de Aderência.

Fazendo tudo isso é possível conseguir duas vantagens, a primeira é reduzir erros de implantação de software e a segunda é evitar que os problemas apareçam, ou seja, vão deixar o caminho a ser percorrido muito mais fácil.

Não trabalhar o licenciamento do software

Muitos não dão atenção a esse fator, porém o mesmo é de grande valia e pode representar uma grande vantagem. É preciso lembrar-se que existirão vários tipos de modalidades de licenciamento e você deve analisar antes de escolher.

A dica para evitar esse tipo problema é procurar estudar qual é a que mais se adequará a sua necessidade. Já que o sistema pode ser instalado em diferentes locais, como por exemplo: navegadores, servidores próprios e até na nuvem.

Cada um dos tipos de servidores vai ter pontos positivos e também negativos, portanto, o melhor dependerá de vários fatores. Para reduzir erros de implantação de software é adequado analisar tudo antes de decidir.

Lembre-se de considerar o tipo de negócio antes de tomar uma decisão, ou seja, a melhor opção dependerá de vários pontos. A dica é fazer reuniões periódicas para que as coisas possam caminhar na direção mais indicada pelas partes.

Pequenas e médias empresas precisam ter muita atenção na hora de escolher pela melhor alternativa. Uma vez que dependendo do tipo de atuação será mais indicado soluções mais baratas, porque a economia é um ponto muito relevante.

Omitir o futuro

Reduzir erros de implantação de software é comum para fazer a implantação do ERP, porque dará certo. É preciso pensar sempre no longo prazo, ou seja, considerando alguns custos que são inerentes a todo esse tipo de processo.

Por exemplo: a infraestrutura de TI, a variação do número de usuários e também dos treinamentos periódicos. Uma dica importante é procurar por um software que oferecerá algo primordial a todas as partes: um suporte realmente eficiente.

O ideal é pensar nesses pontos antes, portanto, não escolha o programa sem ter analisado se compensa ou não. A tecnologia pode até evoluir e é nisso que as atualizações farão diferença a longo prazo, deixando tudo mais otimizado.

Todos esses tipos de preocupações são eliminados quando existe um cuidado maior relacionado as soluções baseadas na nuvem. Já que as características do cloud computing, também ajudam a reduzir erros de implantação de software.

Falta de capacitação da sua equipe

A falta de capacitação do time é um pouco critico, porque fará com que os resultados sejam prejudicados. Dependendo da forma, pode até significar algo ruim, por exemplo: o fechamento daquela operação ou um gasto desnecessário.

Não conseguir capacitar ou treinar o seu time de trabalho é algo perigoso, pois faz com que os problemas apareçam. É essencial que a maioria dos colaboradores dominem aquele assunto e possam usar o programa.

Conseguir reduzir erros de implantação de software é importante e para chegar nisso é preciso investir nisso. Um treinamento de algumas semanas ou mesmo de dias, pode ser suficiente para que no final tudo possa funcionar.

O ideal é treinar a equipe e as vezes esse tipo de atitude forma vários agentes de mudanças, dando melhores resultados. É primordial informar todos e fazer uma conscientização desses benefícios, para que no final tudo possa dar certo.

Por fim, mas não menos importante, é possível treiná-los aos poucos e em fases, pois pode ser efetivo. Esse tipo de escolha ficará a cargo dos recursos humanos e da gerencia, já que os mesmos são os responsáveis por pensarem nisso.

Ter dificuldades para compreender o sistema

Para conseguir reduzir erros de implantação de software é preciso procurar fazer a equipe compreender o sistema. Se o time não entender e tampouco iniciar o processo para ter as ações necessárias, é provável que tudo dê errado.

Todo e qualquer negócio precisa que as situações sejam resolvidas com o máximo de antecedência possível, pois pode ser prejudicial. O indicado é buscar ter um treinamento para que no final consiga atender a necessidade da equipe.

Busque saber quais são as suas funções, avaliando e explorando ao máximo os recursos que o veículo oferece. O retorno do investimento é um ponto central e merece que exista atenção, já que a ideia desse programa é melhorar isso.

Uma das formas para reduzir erros de implantação de software é justamente entender como o sistema funciona. Os lideres das equipes devem dominar o sistema, porque se surgir duvidas, será preciso dar o primeiro suporte.

Pensar que o software irá resolver todos os problemas

Um erro comum é pensar que esse programa fará milagres e que não será preciso recorrer a sua equipe. Lembre-se que o software é apenas uma pequena parte de todo esse contexto, ou seja, sozinho ele não tem a capacidade para tal.

Grande parte dos problemas das empresas está ligado diretamente a sua gestão, portanto, a forma como a equipe é tratada. A ideia central que essa implementação faça com que as coisas fiquem mais fáceis, porém não tudo.

Para conseguir diminuir os reduzir erros de implantação de software é necessário definir alguns objetivos. Isso representa a necessidade de ter um tipo de planejamento, fazendo com que tudo possa dar ótimos resultados no final.

Uma vez vendo tudo por uma visão sistêmica fica simples de compreender as nuances que merecem atenção. O software será uma parte e poderá contribuir fortemente para que a sua equipe possa efetuar entregas com mais qualidade.

Procure ter decisões estratégicas e principalmente que consigam agregar valor final, ou seja, dê um diferencial competitivo. A ideia é ter objetivos claros e sempre focar na melhoria dos processos internos, porque essa será a chave.

Não trabalhar a cultura organizacional da sua empresa.

Uma das formas para reduzir erros de implantação de software é trabalhar duramente na cultura organizacional. Isso representa criar um time vencedor e principalmente com o pensamento coletivo, ou seja, no todo e não em si mesmo.

A sinergia é um objetivo inerente a todos, porém apenas os times com bons gerentes é que vão conseguir. É preciso pensar assim e o mais importante é que as partes sejam um só, quanto mais problemas existirem pior será o resultado.

Os profissionais precisam entender que aquele software vai ser o melhor e principalmente mudará a vida de todos. É justamente essa questão que fará diferença e terminará sendo a melhor escolha, porque gerou grandes mudanças.

Para conseguir reduzir erros de implantação de software através da cultura organizacional, é preciso entender o conceito de unidade. Uma dica é envolver os colaborados nessas ações e fazê-los entender qual é a sua real importância.

Pressa para ter resultados

Os mais antigos acreditam que a pressa é sempre inimiga da perfeição, porque tudo é feito na base da “correria”. A agilidade é possível, especialmente devido a requerer treino e quando mais se treina, é provável que melhor se torne.

Obviamente que a pressa muitas vezes é inerente, pois as pessoas têm pressa e querem tudo para ontem. A grande diferença é procurar focar na qualidade, pois de nada adianta ser rápido e depois ter um retrabalho referente a tudo.

As empresas que querem reduzir erros de implantação de software precisam focar na melhora desses resultados. Mantendo sempre a calma e principalmente respeitando a sua equipe, porque eles serão os responsáveis pela mudança.

O time deve ser sempre o espelho da equipe da qual faz parte, portanto, os gerentes devem disseminar isso entre os colaborados. A ideia central desse tipo de atitude é conseguir que as pessoas possam atingir os objetivos que elas têm.

É necessário focar sempre na qualidade e aos poucos ir deixando o time todo mais ágil, porém indo devagar. Se existir esse cuidado, é possível que o time fique rápido e ao mesmo tempo efetivo, evitando que tudo seja feito na correria.

Ausência do feedback

O feedback auxilia a reduzir erros de implantação de software, porque permite que o time seja ouvido durante toda a iniciação. Infelizmente grande parte da gerência não leva isso em consideração e depois os resultados ficam piores.

Pense nos colaborados, ou melhor coloca-se nos lugares dos mesmos e imagine a diferença que ser consultado faz. As pessoas adoram quando são ouvidas e a sua opinião é levada em conta, porque isso gera uma sensação de importância.

O ideal é fazer com que os mesmos participem do processo e aos poucos te forneçam a opinião do time sobre o assunto. Isso vai permitir que a equipe possa ir se adaptando ao software e aos poucos você pode ir fazendo alguns ajustes.

Mais uma vez é necessário valorizar o time e principalmente fazer algumas integrações entre os vários departamentos. Essas pequenas ações ajudam a reduzir erros de implantação de software, ou seja, deixa tudo mais fácil.