icon mundo devops

Instalar o Lamp utilizando o puppet utilizando o Puppet.

Quer aprender a instalar o Lamp utilizando o puppet, mas não sabe como? Não precisa se preocupar que no artigo de hoje vamos te mostrar o passo para aprender a instalar e executar o lamp utilizando o Puppet da forma correta.

Antes de mais nada é preciso esclarecer o que é LAMP. Se trata de uma combinação de software livre e que possuem o código aberto, LAMP se trata de uma sigla que se refere aos seguintes sistemas:

  1. Linux, o Linux é um sistema operacional responsável por uma série de comandos operacionais.
  2. Apache, o Apache é um servidor de Web, é muito conhecido por HTTP server, é um servidor livre. Criado em 1995, atualmente ele é responsável por uma série de de projetos que envolvem tecnologia de ponta de transmissão via internet. Ele funciona como um potente processador de dados e executor de aplicativos de WEB.
  3. MariaDB, ele atua como um potente banco de dados. A principal intenção deste software é proteger e manter a fidelidade e segurança para com MySQL.
  4. PHPtrata-se de uma linguagem de programação, também conhecido como Python. Ao contrário dos vários comandos que são necessários para mostrar os códigos de HTML, as páginas de PHP contém o HTML em forma de código mutuo, ou mesclado. O código do PHP é limitado pelas instruções de processamento, mais conhecidas como Tags. Com elas você pode entrar e sair quando quiser do modo de código PHP para qualquer outro.

O sistema LAMP garante que você possa viabilizar o seu desenvolvimento de aplicações na internet, assim como gerar um alto desempenho e disponibilidade.

Instalar o Lamp utilizando o puppet, não é uma tarefa difícil, porém é necessário seguir os passos corretos para que haja a execução correta do LAMP.


instalar o Lamp utilizando o puppet

Antes de tudo é importante ressaltar que a combinação do pacote LAMP é muito variada, principalmente a respeito do script web.

Veja agora tudo que você vai precisar para instalar o Lamp utilizando o puppet:

Tecnologias utilizadas para instalar o Lamp utilizando o puppet:

  • Virtualbox
  • Vagrant
  • Puppet
  • Linux
  • Apache
  • MySQL
  • PHP

É essencial ter domínio sobre essas tecnologias para garantir a instalçao do LAMP, como dissemos acima tal sistema é um conjunto de softwares que precisam estar totalmente integrados e realizando de forma conjunta todos as suas funções para que se alcance o resultado concreto.

Estes são os pontos que serão utilizados para a aplicação do LAMP, veja agora os pré-requisitos necessários para instalar o Lamp utilizando o puppet.

Pré-Requisitos:

O primeiro passo é realizar a instalação do VirtualBox. Ele se trata de um software capaz de ambientes que proporcionam a instalação de sistemas distintos.

Ele permite que você seja capaz de instalar e utilizar o sistema operacional desejado dentro de um outro sistema, com isso todos os softwares de cada sistemas também estarão habilitados para funcionar de forma mutua e integrada. Dessa forma você pode trabalhar em 2 ou mais computadores distintos e independentes, mantendo o mesmo Hardware para os dois.

Para instalar basta seguir o link                 https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Depois disso é preciso Instalar o Vagrant: O Vagrant é responsável por deixar algumas coisas em modo invisível. Dessa forma você não precisa se preocupar com outras coisas além do código. Se trata de uma ferramenta virtual reduzida, também é portável. Você pode trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo com ele, para cada projeto você pode inclusive criar uma ambientação distintas das demais.

Por exemplo, pode deixar um projeto ambientado e rodando em PHP 4, outro em PHP 5, um em CentOS e outro Debian. As variações são imensas e você que escolhe qual melhor caminho para você.

Para fazer o download basta seguir o link      https://www.vagrantup.com/downloads.html

Depois de fazer os dois downloads é chegada hora de entender a motivação de tudo isso. A partir de agora você irá compreender porque instalar o Lamp utilizando o puppet.

Motivação:

É muito importante garantir que novas instalações estejam com suas configurações corretas. Isso é vital para que você tenha 100% de garantia que seus projetos e seu sistema estejam capazes de rodar corretamente. Caso contrário você terá imensas dificuldades.

Instalar o Lamp utilizando o puppet corretamente garante que você e seus programas tenham muito mais agilidade, funcionalidade e continuidade, princípios básicos para se ter sucesso em qualquer aplicação.

Além disso a instalação do Lamp gera uma enorme economia de tempo e esforço. Os benefícios desta combinação se torna uma realidade palpável e muito mais prática quando adotamos o paradigma DevOps para novas instalações.

 

Modelo de DevOps

Para esclarecer melhor todas as informações aqui fornecidas, é importante que você entenda o que é DevOps e como ele funciona. DevOps se trata de uma combinação de ferramentas práticas que tem como objetivo comum aumentar a capacidade e a velocidade de uma empresa. Este princípio é aplicado na hora de distribuir os aplicativos e serviços, por ela prestados. Dessa forma você consegue otimizar o tempo gasto e aperfeiçoar os sistemas em alta velocidade.

Essa capacidade de rodar em alta velocidade garante as empresas a possibilidade de atender melhor seus clientes, de forma mais eficaz e tecnológica. Correspondendo e atendendo assim as necessidades do mercado de forma crescente e tecnológica.

Como funciona o DevOps

O funcionamento do DevOps, ocorre com a implantação do modelo do equipamento. Feito isso as equipes e setores de desenvolvimento deixam de trabalhar de forma distinta e passam a agir e processar como um único modo.

É possível também que 2 ou mais equipes sejam combinadas em uma só. Por exemplo, as equipes que atuam no controle de qualidade e segurança podem também a partir do modelo de DevOps fazer uma integração com a equipe que desenvolve a segurança do produto.

Dessa forma não há uma limitação do ciclo de uma função, pois ela passa a ser integradas as demais funções responsáveis pelo ciclo de vida do aplicativo.

O que é Puppet

 

 

O Puppet se trata de um software que permite a gerência de configurações e garante operações simples, confiáveis e escaláveis para vários outros sistemas. Tudo isso é feito por meio de uma integração entre os softwares.

Dessa forma você cria uma super máquina virtual, justamente por isso é necessário que como pré-requisito você tenha feito o dowload do Vagrant e do Virtual box, logo depois de instalados é hora de progredirmos para instalar a stack utilizando o Puppet.

 

Neste tutorial iremos ensinar como você pode utilizar os recursos disponíveis na internet para facilmente instalar uma stack LAMP (Linux, Apache, mySQL, PHP).

Dessa forma você terá muito mais funcionalidades para seus aplicativos, vai diminuir o tempo gasto e ainda vai ganhar muitas funcionalidades.

Veja agora todos os passos necessários para instalar o Lamp utilizando o puppet.

Comandos necessários para Instalar o Lamp utilizando o puppet:

O primeiro passar é abrir o Diretório seguindo os passos abaixo:

> mkdir mundodevops
> cd mundodevops

> vim Vagrantfile
Depois de finalizada esta parte é preciso copiar para o arquivo Vagrantfile o seguinte conteúdo:

# -*- mode: ruby -*-
# vi: set ft=ruby :

Vagrant.configure(“2”) do |config|

config.vm.provision :puppet do |puppet|
current_dir = __dir__
puppet.manifests_path = current_dir
puppet.manifest_file = “lamp.pp”
end

config.vm.box = “ubuntu/trusty64”
config.vm.network “forwarded_port”, guest: 80, host: 8080

end

> vim lamp.pp
copiar para o arquivo lamp.pp o seguinte conteudo:

# excutar ‘apt-get update’
exec { ‘apt-update’: # Recursos com este nome serão sempre executados
command => ‘/usr/bin/apt-get update’
}

# instalar pacote apache2
package { ‘apache2’:
require => Exec[‘apt-update’], # exige ‘apt-update’ antes da instalação
ensure => installed,
}

Para garantir que o serviço do apache2 está rodando rodando da forma como o servidor precisa é necessário dar os seguintes comandas, na ordem e modelo orientado logo abaixo.
service { ‘apache2’:
ensure => running,
}

Agora vá em instalar o pacote mysql-server, para realizar a instalação do pacote é preciso também seguir orientações e comandos específicos, ou todo o processo terá sido inútil.

Veja a seguir:
package { ‘mysql-server’:
require => Exec[‘apt-update’], # exige ‘apt-update’ antes da instalação
ensure => installed,
}

Depois destes passos é preciso deixar instalado em sua máquina o pacote php5, ele é fundamental para garantir que todo o processo de otimização seja concluído da forma correta.
package { ‘php5’:
require => Exec[‘apt-update’], # exige ‘apt-update’ antes da instalação
ensure => installed,
}

Depois de instalado o pacote php5, é preciso instalar e dar os primeiros comandas ao que o arquivo info.php existe neste diretório:
file { ‘/var/www/html/info.php’:
ensure => file,
content => ‘<?php phpinfo(); ?>’, # codigo para phpinfo
require => Package[‘apache2’], # exige o pacote ‘apache2’ antes de ser criado
}

Voltamos agora ao vagrant up
Este comando é de suma importância para instalar o Lamp utilizando o puppet. Este comando irá fazer o download da máquina virtual do ubuntu.

O que é ubuntu

Ubuntu é um tipo de sistema operacional, ele é construído a partir da tecnologia contida dentro do núcleo Linux. O Ubuntu se trata de um sistema que trabalha com código aberto, este tipo de código é um software livre.

É importante ressaltar ainda que devido ao peso do sistema e a velocidade da sua máquina é possível que a ativação e o Download do Ubuntu demore um pouco. A velocidade da sua conexão com a internet será um fator determinante para determinar o tempo do seu download e a instalação.

Agora basta acessar no browser o endereço localhost:8080/info.php para conferir a instalação completa. Prontinho, com essas informações você já terá tudo que precisa para dar inicio a utilização do LAMP.

Conclusão

Viu como é simples instalar o Lamp utilizando o puppet? Agora é hora de colocar em prática todas as nossas dicas e sugestões.

Agora que você já está familiarizado com o processo de instalação do Lamp utilizando o puppet. Para automatizar a instalação de novos sistemas basta criar um novo arquivo com extensão .pp e utilizá-lo no arquivo Vagrantfile.

Este arquivo é compatível como uma grande série de programas e fornece várias possibilidades para você desenvolver ainda mais a sua máquina e ter muito mais tecnologia.

Para acessar

Ao acessarmos o endereço localhost:8080/info.php no browser, é possível ver todas as informações detalhadas sobre o sistema recém instalado, assim como todos os comandos e demais informações necessárias para ter controle dos comandas e verificar o andamento e processamento da máquina.

Com o auxílio do Vagrant instalamos uma máquina virtual ubuntu. Você pode utilizar o comando > vagrant ssh <  para gerenciar sua nova máquina virtual. Deixando assim o acesso muito mais rápido e prático.

Isto nos permite um rápido início ao processo de desenvolvimento de um novo sistema, muito mais funcional. Depois que começar a trabalhar diretamente com este sistema vai perceber o quão prático ele se torna e toda a rede de possibilidades que ele abre.

Gostou do nosso artigo? Aprendeu a instalar o Lamp utilizando o puppet? Então curta e compartilhe essa matéria para que todos possam ter acesso a esse conhecimento. Quanto mais informações melhor.

Não perca as novidades e veja mais noticias e dicas sobre tecnologia e mundo hard.