Para conseguir iniciar a sua carreira DevOps é necessário ter apenas a vontade de desejar essa mudança. Já que por meio de tudo isso ficará mais simples e será fácil ter acesso a várias coisas que são interessantes. Antes de ficar animado, lembre-se que na área de TI é preciso manter sempre a calma.

Atualmente exista uma necessidade que é muito grande e trata-se apenas de conseguir fazer “mais por menos”. Todos esses pontos precisam ser feitos com muita atenção, porque vão fazer diferença de forma positiva. Prestar atenção em tudo isso é fundamental, porque trará para você diferenciais bem competitivos.

O objetivo é conseguir iniciar a sua carreira DevOps e a postagem vai trazer a todos essas vantagens a todos. A ideia central da postagem é fazer tudo aos poucos e ir mostrando como é que acontecerá essa mudança. Tendo atenção nisso, será mais simples de aprender tudo sobre o DevOps e isso é essencial.

Como é possível iniciar a sua carreira DevOps

Toda e qualquer carreira profissional precisa ser feita tendo o máximo de atenção em alguns quesitos que vão fazer diferença de forma positiva. Trata-se da concorrência, da monetização e principalmente das oportunidades contidas nessa área, ou seja, é um tripé que terá muita importância da vida de todos.

Muitos querem iniciar a sua carreira DevOps, porém desejam fazer isso sem planejar os seus passos. Esse tipo de visão é limitado, porque trará a você o risco de não conseguir os objetivos que você possui. Dessa forma, é adequado ir com calma e mantendo sempre a atenção nas questões que são diferenciais.

Feito toda essa reflexão é o momento mais acertado para falar sobre como iniciar a sua carreira DevOps com sucesso. Serão passados três passos simples e que vão fazer diferença de forma positiva para todos. Nada melhor do que ter o conhecimento que é necessário para optar pelo melhor caminho.

 

 

1.   Conhecer DevOps

O primeiro passo é conhecer um pouco mais sobre a ferramenta, pois é o primeiro passo para iniciar a sua carreira DevOps. Antes de começar esse processo, é preciso citar que é de grande valia procurar ter uma atitude. Trata-se de esvaziar a sua mente e a partir de agora passar a entender as informações.

A ideia central é permitir que não exista aquele risco de ficar preso as formas já conhecidas de fazer algo. Esse tipo de visão não é adequado, porque pode não dar uma oportunidade ao novo, portanto, é perigoso. Os próximos tópicos vão explicar melhor esse passo e vão deixar o entendimento muito melhor.

O que é?

O objetivo é iniciar a sua carreira DevOps e para isso é preciso saber primeiramente o que é. Dessa forma, trata-se da abreviação de desenvolvimentos e operações, ou seja, isso já dá a letra que é algo inovador.

Esse fato vai fazer com que exista uma junção dessas áreas que costumam ter uma rixa que é bem antiga. Os times de desenvolvimento e operações precisam trabalhar em conjunto e a ideia central é fornecer uma maior sinergia.

Quando existir a criação e também a distribuição desses aplicativos, sem esquecer dos serviços será adequado oferecer aperfeiçoamentos. É justamente nesse ponto que irá entrar as otimizações dos seus produtos com maior rapidez.

Esse tipo de metodologia é ágil e será toda a base do modelo DevOps, portanto, é necessário trabalhar em sintonia. Os desenvolvedores de softwares precisam estar trabalhando com a interação com os times tidos como operacionais.

Iniciar a sua carreira DevOps tem como objetivo garantir que exista uma melhora de todos as fases. Isso significa que as fases desse ciclo da produção e também um aplicativo, indo do desenvolvimento até as operações.

O DevOps vai oferecer a todos uma busca bem interessante para esses produtos que são bem melhores. Trazendo a você um custo de produção e também fazendo isso de forma rápida, oferecendo pouquíssimos riscos as partes.

Para finalizar o entendimento sobre o DevOps é necessário entender que trata-se do “mais por menos”, ou seja, é vantajoso. Você entregará um trabalho com mais qualidade, porém mais rápido e esse é justamente o objetivo principal.

Benefícios

Chega-se o momento mais adequado para citar os principais benefícios e não é algo muito simples, pois serão muitos. Para favorecer o entendimento e te auxiliar a iniciar a sua carreira DevOps, confira a seguir as vantagens:

  • Maior velocidade no sistema, ou seja, é mais fácil para adaptá-lo em mercados dinâmicos que exijam muito;
  • Esses produtos que forem desenvolvidos pelas empresas de softwares terão maior chance de entregar e atualizar com muito mais rapidez. Isso vai representar uma grande vantagem competitiva;
  • A ideia central é favorecer as entregas contínuas, portanto, oferecer “mais por menos”, conforme foi citado anteriormente. É essa questão que fará diferença de forma positiva;
  • Antigamente a ideia central era utilizar nas start-ups, porém isso não demorou muito para que fosse modificada. Isso vai significar que atualmente dá para utilizar o DevOps para atingir esses objetivos;

Conseguir iniciar a sua carreira DevOps é algo muito interessante e vai te auxiliar nisso. Entendido o primeiro passo, é o momento mais adequado para passar para o segundo e isso vai te auxiliar em todas essas questões.

2.   Fazer um curso de DevOps

O segundo passo vai te fazer de fato iniciar a sua carreira DevOps com muito mais sucesso para todos. O curso nada mais é do que o acesso as informações, ou seja, vai te mostrar tudo o que você precisa saber. Procure apenas ter calma, porque não adianta nada ficar desesperado e querer fazer qualquer curso.

É adequado ter atenção em alguns pontos que são cruciais e vão deixar o entendimento mais simples. Um bom curso precisa ter alguns atributos e esse passo vai auxiliar a todos a entender esse passo tão importante. Sem dúvidas, é a partir daqui que a situação vai mudar e sempre deve ser para melhor.

Como escolher um bom curso?

Afim de iniciar a sua carreira DevOps é adequado citar uma questão que é primordial e irá auxiliar nisso. O curso precisa ter alguns atributos para que tenha a chance de ser a melhor escolha para o seu caso. Veja a seguir os atributos:

  • Analisar as alternativas– A meta é preparar o profissional para conseguir estar apto a passar nesse exame de certificação. Procure analisar as opções e também ver as vantagens, porém analisando com cuidado.
  • Ver os conhecimentos– É necessário que seja abordado algumas questões que são cruciais, por exemplo: as funcionalidades. Considere os três pilares: princípios, processos e cultura organizacional.
  • Público-Alvo– Procure conhecer antes de tudo quais são essas certificações que devem ser interessantes a todos. O curso deve mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto tão importante.
  • Ver quais são as áreas beneficiadas– Um bom curso precisa te mostrar os setores que serão beneficiadas, porque isso aumenta a chance de fecharem os negócios e esse ponto é muito interessante.
  • Saber se vão existir os testes e também simulados– Para saber se alguém vai ser certificado ou não é necessário fazer os testes e simulados, portanto, é essa questão que fará diferença de forma positiva.

Estando atento a esses 5 pontos citados acima, será possível fazer um curso para iniciar a sua carreira DevOps. Deixando claro que é um processo simples, porém a ideia central é manter a calma e analisar tudo com cuidado.

O que será aprendido?

O curso deve ser feito e antes de optar pelo mesmo é adequado conhecer o que será aprendido. Obviamente que as matérias podem variar e por isso o foco é mostrar algo um pouco mais abrangente.

Mostrado isso, é o momento mais acerto para saber o que será aprendido nesse tipo de curso. Para conseguir iniciar a sua carreira DevOps é preciso prestar atenção nos pontos que serão seguidos a seguir, veja:

  • DevOps Professional– A certificação será maior do que o básico e irá garantir que o especialista consiga executar as funções com clareza. Vai garantir que você seja um especialista e possa saber o que será feito.
  • DevOps Master– Trata-se da principal certificação que está no mercado, porque trará uma abordagem completa. Tendo conhecimento em aplicação e também controle desses ambientes que vão usar isso.

Estando atento a essas duas certificações, você terá mais chance de iniciar a sua carreira DevOps. Já que terá a chance de aprender algo que realmente atenda a sua necessidade da melhor forma possível.

Obviamente que é necessário antes de tudo, conhecer um pouco sobre a escola e também a sua metodologia. A dica para aproveitar ao máximo, é procurar assistir a uma aula gratuita e isso pode ser muito efetivo a todos.

Por fim, mas não menos importante, para aproveitar essa oportunidade é preciso que exista a vontade de aprender. O que pode ser garantido é que DevOps é mais simples de ser entendida do que a grande maioria das outras aplicações.

3.   Iniciar a mudança da sua própria cultura

O ultimo passo na direção para iniciar a sua carreira DevOps é modificar a sua cultura, portanto, os seus pensamentos. É preciso estar atento e aprender que as suas atitudes serão reflexo daquela mudança que está sendo feita. Procure pensar por esse lado, porque a cultura DevOps trará a você muitas vantagens.

Conhecer quais são esses benefícios é primordial, pois permite aproveitar a cultura DevOps no seu ápice. A ferramenta é o futuro e deixa todos os desenvolvedores com muito mais qualidade nas entregas. Para fixar os entendimentos, é preciso mostrar os passos para mudar a sua cultura.

O que a cultura DevOps traz?

Algumas empresas utilizam uma administração que divide os times entre equipes, porém todos fazem parte da mesma organização. Esse tipo de visão limitou e criou algumas rixas entre departamentos que perduram até hoje.

Conforme mostrado anteriormente, até hoje existe uma briga entre os times de desenvolvimento e operações. Para iniciar a sua carreira DevOps com sucesso, você simplesmente viver o posto desse tipo de visão.

Para deixar o entendimento mais simples, será apresentado dois pontos abaixo que são vistos como objetivo desse tipo de visão. Antes de conferir, lembre-se que esse tipo de coisa poderá ser mais ou menos, portanto, confira abaixo:

  • Integração– Esse é um grande benefício, porque ao acabar com a rixa é provável que exista uma atitude querendo fazer uma integração. É esse ponto que deve ser considerado, porque trará vantagens a essa empresa.
  • Unificação– Logo depois de ter tido acesso a uma integração, é o momento de efetuar uma unificação. Os times vão passar a entender que fazem parte da mesma equipe, ou seja, existirá maior união entre todos.

A integração e unificação são inerentes ao processo de iniciar a sua carreira DevOps e os cursos são te auxiliar nisso. Resta apenas aproveitar essa chance, pois será importante e trará a todos vantagens importantes as partes.

Como essa mudança de cultura acontece?

Para conseguir aprender como a mudança de cultura acontece na empresa é preciso estar atento a questões que são importantes. Antes de prosseguir, é adequado mostrar que isso pode mudar um pouco de acordo com a empresa.

Conseguir iniciar a sua carreira DevOps é o objetivo e para tal será citado três questões cruciais. Para facilitar o entendimento, é preciso que você consiga e os próximos tópicos vão te ajudar nisso, veja:

  • Tenha calma– Não adianta as empresas terem pressa, porque esse tipo de atitude será perigoso. A dica principal é começar devagar e aos poucos ir consolidando a cultura DevOps entre os times.
  • Comece com pequenos projetos– As equipes precisam pegar a confiança em cima da operação e a melhor forma é pegando projetos pequenos, depois comece a crescer a utilização.
  • Analise o feedback da sua equipe– Os colaboradores serão os agentes de mudança, ou seja, é preciso analisar o feedback de todos. Os gestores devem ter essa sensibilidade, porque será de grande ajuda.

Para iniciar a sua carreira DevOps é preciso conhecer a cultura, porém é necessário saber como essa mudança de cultura vai acontecer na empresa. Esses três pontos citados acima mostram como tudo deve ser feito.