Muitas pessoas acreditam que as empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps, porém não sabem se isso é real ou não. A postagem vai mostrar que esse tipo de informação é importante para que as partes tenham a capacidade de tomar decisões para a sua carreira profissional.

A ideia central da postagem é dividir a postagem em algumas partes, pois deixará o entendimento muito melhor. Esse tipo de informação é crucial e vai permitir que todos consigam traças planos para o futuro. Dessa forma, nada melhor do que mostrar tudo sobre esse assunto que é tão importante a todos.

Qual a necessidade do profissional atual?

Antes de tudo é necessário responder à pergunta sobre se as empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps. A resposta é positiva e tudo isso é graças a uma mudança que está acontecendo atualmente. É esse fato que vai merecer atenção e também cuidado, pois é de grande valia a todos.

Para deixar o entendimento mais simples, foram separadas 5 qualidades atuais para mostrar as razões para essa resposta. Obviamente que tudo pode modificar-se de acordo com a situação, porém em síntese serão os atributos que serão mostrados a seguir, portanto, veja abaixo alguns atributos interessantes:

Multitarefa

Antigamente era comum existirem departamentos que eram separados por quase “muros”, porém atualmente tudo mudou. A integração existente é muito grande, porque vai permitir que todos possam atuar em diferentes funções.

Esse tipo de visão vai deixar com que todos possam desempenhar diversas funções, ou seja, são multitarefas. Por exemplo: um desenvolvedor pode saber um pouco sobre assistência, obviamente que essa não será a sua função.

Para deixar tudo mais fácil, tente imaginar que na verdade o mesmo está “emprestado” e em seguida volta ao seu departamento. Essa visão vai permitir que seja muito mais fácil de conseguir entender a razão por trás de tudo isso.

Essa é uma das razões pelo fato de as empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps. O que elas desejam é simplesmente profissional que consigam estar em vários locais ou mesmo emprestadas.

É necessário citar que o fato de ser multitarefa não significa que dará para fazer tudo ao mesmo tempo, pois essa não é a ideia. O objetivo é saber e ter a oportunidade de conseguir fazer as funções com o máximo de cuidado possível.

Um exemplo que vai deixar tudo mais fácil é do animal conhecido como pato, pois o mesmo é multitarefa. Já que o bicho pode correr, nadar e até mesmo voar, a diferença é que você pode pensar e melhorar cada um dos seus atributos.

Organizado

A organização é fundamental e vai representar a todos uma oportunidade de possuir um atributo considerado pelas empresas. Já que permite não cair perder tempo tendo que organizar o seu local de trabalho, portanto, é algo interessante.

O principal para ser organizado é procurar estabelecer um cronograma, ou seja, saber exatamente o que precisará ser feito. É necessário citar que quem trabalha com tecnologia sabe que quase nunca será a mesma coisa todos os dias.

As empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps, porque a ferramenta permite uma maior organização. Uma vez que tudo o que está dentro da ferramenta permite que diversas áreas consigam o que desejam.

É adequado citar outra questão que também merece um pouco de cuidado e diz respeito ao excesso de organização. Esse tipo de “toque” pode dar alguns problemas a todas as partes que estiverem envolvidas com todo esse contexto.

Estar organizado é um serviço diário e muitas empresas estão fazendo muito investimento nessa área, pois dará resultado. É muito importante que todos consigam atender a necessidade, pois as organizações valorizam tudo isso.

Empreendedor

Empreendedorismo é quase sempre confundido com o fato de montar uma nova empresa e precisar aplicar esse conceito. Só que mais fácil do que isso é ser empreendedor em algo que já está pronto, ou seja, dentro da empresa.

Muitas empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps, porque isso trará empreendedorismo a tudo o que for feito e esse tipo de visão é fundamental para que todos entendam mais sobre esse assunto.

É primordial citar que empreendedor com a cultura DevOps é simples, pois a ferramenta traz a todos um benefício muito grande. Trata-se da integração e esse tipo de vantagem é importante, porque vai resolver um problema antigo.

Isso quer dizer, a rixa entre departamentos será encerrada de uma vez por todas, graças a famosa integração. Por exemplo: os desenvolvedores e os operacionais vão poder conviver melhor sem aquela rivalidade histórica que já dura décadas.

Lembre-se também que ser empreendedor deve ser parte da sua cultura, ou seja, é algo inerente a você. Isso acaba com aquele mito sobre o qual alguém utiliza o empreendedorismo apenas dentro da empresa, pois não é algo real.

Por fim, mas não menos importante, é adequado citar que isso é algo contínuo e que deve permanecer para sempre. O profissional que for assim, poderá ter a chance de ser valorizado e isso explica muito sobre a cultura DevOps.

Estudioso

Estudar é uma prática inerente a todo e qualquer tipo de profissão, pois trará o sucesso que é almejado pelas pessoas. O DevOps traz à tona a necessidade do estudo, porque um dos aproveitamentos dessa função deve ser seguido à risca.

Por todos esses motivos, é que as empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps. Já que ser estudioso é uma prática inerente a essa ferramenta, pois vai deixar com que as funcionalidades sejam entendidas.

É adequado citar que quanto mais alguém estuda, o seu capital intelectual cresce cada vez mais e essa é uma vantagem importante. Uma vez que a valorização desse tangível é grande e pode trazer as empresas muitas vantagens.

O DevOps requer estudo constante, porém a ferramenta vai permitir isso a razão para tal é muito simples. Trata-se da chance de automatizar alguns testes e deixar o processo de trabalho muito mais simples para todas as partes.

A área da tecnologia traz essa necessidade, ou seja, é adequado estudar e o motivo todos conhecem. Todos os dias são lançadas versões novas e para vencer a concorrência, você deve estar sempre a frente de todas as partes.

Agregador

Conseguir agregar é primordial para a empresa, porque todos sabem que o seu relacionamento interpessoal tem muita importância. Já que a parte técnica dá para corrigir fazendo cursos, porém o lado pessoal é muito mais complicado.

Aqueles que tiverem a capacidade de analisar e trabalhar a sua parte de habilidades pessoais, esses vão estar em vantagem. Para aqueles que não sabem disso, é necessário utilizar um exemplo para facilitar o entendimento.

Imagine alguém que é chato e pense em estar do lado dessa pessoa 11 meses por ano, 8 horas por dia. Seria impossível e tudo isso é graças a pessoa não ter desenvolvido as suas habilidades pessoais como um todo.

Alguém de perfil agregador consegue unir pessoa diferentes, aparar arestas e principalmente atender vários tipos de necessidades. As melhores empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps também por isso.

O DevOps faz isso, porque integra setores que até então eram rivais e possuíam uma briga que durava muito tempo. Ainda bem que todos têm acesso e esse fato explica a razão pela qual esses profissionais têm sido tão valorizados.

A realidade por trás disso trará para você um equilíbrio entre a parte técnica e a pessoa. Já que a primeira abre as partes, porem a segunda fecha e para evitar isso é adequado trabalhar em ambos para atingir os seus objetivos.

Definições sobre DevOps

Chega-se um momento do texto em que torna-se muito importante saber do que se trata esse tipo de profissional. Já que para entender por que as empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps é necessário conhecer sobre o que se trata e na sequencia tudo ficará bem mais fácil a todos.

Basicamente, DevOps vai significar Developments and Operations, ou seja, Desenvolvimento e Operações em Português. Isso vai representar que é um conjunto de práticas que é destinada a melhorar essa comunicação. Obviamente que é inerente aos departamentos da área de TI, integrando-os acima de tudo.

DevOps também pode ser explicado como mais do que um conceito, é uma cultura de origem organizacional. Isso vai representar um benefício importante, por exemplo: adaptando as atitudes cotidianas, maior eficiência e rapidez. Pode até parecer simples, porém a realidade é que trata-se de algo bem complexo.

A visão sobre as práticas DevOps são mais fáceis de serem entendidas pela resolução dos problemas que a mesma proporciona. Por exemplo: a solução da rixa entre os departamentos de desenvolvimento e operações. É esse ponto que vai ser central e trará a todos a oportunidade de trabalharem a unidade.

O resultado que é possível com o DevOps está ligado diretamente a um melhor alinhamento das funções. Mantendo também a qualidade superior em todos os produtos e serviços que tiverem sido desenvolvidos. Tudo isso sem que seja necessário afetar o ambiente conforme as novas versões são desenvolvidas.

A área de TI e programação irá depender de quais metodologias de controle e alinhamento de processo, possam ser padronizadas. Basicamente todos esses benefícios vão conseguir atender a necessidades das pessoas com facilidade. DevOps é acima de tudo um agente de mudança na vida de todo mundo.

Por que as empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps?

Antes de mais nada, procure entender que as empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps pelos benefícios dos profissionais, porém é preciso citar quais são. Para deixar tudo mais fácil, confira a seguir as vantagens e comece a direcionar a sua trajetória profissional, veja:

Diminuição de tempo nos projetos

O tempo é um fator que merece atenção e a razão são os dois aspectos bem perigosos para todos os envolvidos. Trata-se do custo aumentar e também da demora da entrega daquela versão ao seu cliente ser algo bem perigoso.

A realidade por trás do DevOps é que o mesmo trará para você a chance de diminuir consideravelmente os custos operacionais e facilitar a rotina da empresa, portanto, deixa a sua vida e dos colaboradores muito mais fácil.

Tudo isso graças ao fato de ferramenta possuir vantagens, como por exemplo: compartilhamento e engajamento mais amplo. As empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps justamente por esse motivo.

Otimização dos recursos

É preciso remodelar a forma de trabalho desses setores que estiverem envolvidos nesse processo como um todo. Já que o mesmo trará alguns benefícios no que for referente ao reuso do software e da redução dos esforços.

Tudo isso é possível graças a entrega e também da flexibilidade para conseguir ter respostas que sejam mais rápidas. Isso irá auxiliar na diminuição dos índices de desajustes e também dividir projetos em etapas, deixando tudo mais fácil.

Muitas empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps, porque a ferramenta testa as funcionalidades de forma intermediaria. Isso permite que os deploys sejam automáticos e irá desafogar as equipes.

 

Maior capacitação

Os treinamentos são feitos por consultorias especializadas, ou seja, é uma vantagem para a maioria das empresas. Isso fará com que seja mais simples de qualificar e prepara os seus times, auxiliando no atingimento dos objetivos.

Também irá elevar na qualidade dos trabalhos que estiverem relacionados aos trabalhos feitos em colaboração. Isso irá auxiliar as equipes a conseguirem serem mais receptivas a mudança cultura e também agregando mais valor.

As principais empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps e você deve aproveitar essa oportunidade. As remunerações têm sido elevadas e o futuro será praticamente todo em cima dessa metodologia.

Facilidade de a intervenção ser proativa

Por meio da cultura DevOps, existirá a integração dos grupos e também maior facilidade em solucionar algum problema. Já que o mesmo pode ser encontrado durante o projeto e a melhor solução será muito mais simples de ser realizada.

Já que os testes e também as entregas intermediarias vão permitir ter a detecção das principais falhas ou necessidades dessa adequação. A realidade é que por meio disso dá para conseguir atender a demanda com maior rapidez.

Tudo isso sem perder a qualidade, ou seja, é o famoso “mais por menos”, algo que é tão almejado pelas empresas. As empresas estão mesmo contratando profissionais com perfil DevOps e você pode tirar vantagem de tudo isso.