Devops é a junção das palavras ‘development’ (Dev) e ‘operations’ (Ops), que significam ‘desenvolvimento’ e ‘operação’. Esse termo diz respeito à união das equipes de desenvolvimento e operação.

O conceito de Devops diz respeito à uma forma de desenvolvimento de software que usa a comunicação como meio de integrar desenvolvedores de software e profissionais de infraestrutura de TI. Os profissionais atuantes nesta área sabem quão difícil e quase impossível é integrar esses setores.

Periodicamente novas versões de software são liberados por diversas empresas. É necessário conseguir agilidade para colocar as aplicações em produção. Dado isto fica nítida a importância de considerar as orientações a metodologia de Devops. Antes de te falarmos os 15 motivos pelos quais você não deve ignorar Devops, você precisa conhecer alguns termos.

O que é Devops?

Conhecida como implementação contínua, o Devops ficou assim conhecido ao padronizar ambientes de desenvolvimento. Em contrapartida ajuda as empresas também no gerenciamento do lançamento de novas versões. Além de controlar e documenta a emissão de relatórios portados de diversidade de granularidade.

Na maioria das vezes, o processo de liberar e implementar novas versões nas empresas, passam por alguns problemas. Isso ocorre pelo fato destes serem realizados sem automação de forma manual, aumentando a frequência dos erros.

O  que as empresas almejam é conquistar flexibilidade para conduzir e também gerenciar processos de implantação de versão, e seu desejo é que isso seja feito sem a necessidade de editar tudo na linha de comando.

A utilização de recursos não operacionais, em ambientes parados (que não estejam em produção) , foi definida como forma de reduzir a incidência de problemas, aumentando a automação e flexibilidade. É desta maneira que o desenvolvedor irá adquirir um controle maior sobre o ambiente e entendimento sobre os aplicativos na infraestrutura.

O Devops garante a simplificação nos processos, e é disso que essas alterações precisam para serem possíveis para ser implantadas.

O maior objetivo das integrações Devops é a entrega de produtos, o desenvolvimento de características e realeases de manutenção, a possibilidade de testes de qualidade, através disto aumentar a segurança,  o desenvolvimento acelerado com ciclos e a confiança.

15 motivos pelos quais você não deve ignorar Devops.

Agora que você sabe alguns dos objetivos e definição do Devops, vamos falar sobre 15 motivos pelos quais você não deve ignorar Devops:

1.Áreas em integração

Pode até parecer repetitivo , mas não é, isso porque o Devops além de unir times de áreas especificas da TI. Ele também tem um papel importante para promover uma ruptura nas barreiras que há com os gestores de processo. Com os serviços, com o negócio e com os donos de produtos.

Desta forma, o Devops promove uma atuação sinérgica entre quem coloca uma solução na rua e quem desenvolve. Ele permite ainda uma comunicação maior com o demandante de funcionalidades, de forma que ele otimiza os negócios. Assim que a visão começa a ser fim a fim e a finalidade de entregar ao cliente real valor, prepondera.

2.Processos simplificados

Algumas premissas pregadas neste modo de trabalho , possibilita que os fluxos de trabalho tornem-se menos burocráticos e onerosos.

O reuso de módulos de software é uma dessas premissas, além também de projetos flexíveis, para que os mesmos adaptem-se a redução de esforços de entrega e as mudanças.

3.Automação de tarefas

Os deploys manuais bem como outras atribuições das equipes de TI são sendo substituídas por rotinas automatizadas, na cultura Devops.

Desta forma, as equipes que eram anteriormente alocadas em etapas com objetivo de subir novas funcionalidades e até software inteiros. Começam a dedicar-se ao aprendizado, ao entendimento com relação aos erros recorrentes, à documentação e à proposta de melhoria contínua.

4.Processos racionalizados

Se existe a automação e simplificação, a revisão dos processos de TI torna-se uma coisa necessária. Isso fará com que eles sejam mais racionais, econômicos e eficientes também.

Podemos citar aquele exemplo muito clássico, que ocorre dotando os pacotes pequenos de desenvolvimento de um valor que não era reconhecido anteriormente, reduz-se o tempo dos ciclos de entregas.

Com a internalização do modelo novo, as empresas passam a ser obrigadas a fazerem uma adequação de seus padrões. Além de redirecionarem suas energias para a criação de um terreno que seja favorável ao funcionamento pleno do paradigma que é o Devops.

5.Modernizar a TI da empresa

Faz parte do Devops a tendência da cloud computing, visto que os softwares, plataformas e infraestruturas que são oferecidos por terceiros, podem ser usados para tornar viável os objetivos do cliente.

Desta forma se faz possível a atuação com nuvens híbridas. Elas eduzam os custos operacionais e aprimorem a rotina da tecnologia da informação da empresa.

Elas agregam ainda, aos padrões internos das tecnologias de ponta, sem a necessidade do investimento da empresa em compra de equipamentos de última geração.

6.Estímulo à colaboração

Uma nova cultura, foi o que a núvem trouxe as organizações, as pessoas começaram a ter acesso as informações de forma facilitada e desta forma, afirmam-se sobre a sua capacidade de contribuir com melhorias e com sugestões e a sua atuação.

Essa questão é potencializada no Devops, ao estimular aquilo que dissemos anteriormente, à respeito da integração entre áreas, além da compreensão da solução que está sendo criada por todos os envolvidos. De forma que os problemas passam a ter a possibilidade de serem identificados com facilidade e a solução para eles também.

7. Poder dos times de TI

Atuar em Devops, presume o envolvimento de parceiros estratégicos, que detenham de soluções em nuvem. Quando oferecem bons níveis de escalabilidade, disponibilidade, capacidade e qualidade é que eles se firmam no mercado.

Fazer a parte de gerenciação de toda esta esteira é uma coisa complexa, as equipes que estiverem envolvidas na TI da empresa, ao ter contato com esta realidade, reciclam os seus conhecimentos já existentes e passam a ter contato e envolvimento com as tendências do mercado.

8. Escalabilidade e elasticidade

Os recursos em nuvem fornecidos, dão inteligência e também infraestrutura que se adaptam aos movimentos do negócio e o entendem.

Mas o que isso significa? Isso quer dizer que ao adotar o Devops, os parceiros capazes de retrair recursos ou de expandir irão entrar em jogo, permitindo assim, que a empresa contratante, pague somente pelo que tenha e usa, com componentes à disposição conforme a sua necessidade.

9.Custos reduzidos consideravelmente em suas operações de TI

Através de uma metodologia nova de trabalho, é ampliado o feedback entre os times. Consequentemente, isso ajuda a aumentar a comunicação feita entre os envolvidos no projeto. Também proporciona uma melhora na qualidade do trabalho final e ainda redução no tempo de entrega.

Mas para que isso ocorra, o Devops precisa estender os conceitos de automação e metodologia ágil, ele é integração entre operações e desenvolvimento.

Ao se utilizar o Devops, é envolvido pelo ciclo de vida do projeto, as equipes multidisciplinares que interagem e se comunicam através de ferramentas e processos ao longo de todas as suas etapas. Assim, o desenvolvedor não ficará apenas testando e codificando, como também participará das fases de operacionalização e implantação, reduzindo o looping de feedback do cliente.

Tendo a integração das equipes ao realizar um projeto, o tempo de execução das tarefas reduz. Assim os custos de execução de cada fase também diminui.

10.Benefícios pela automação

Vale ressaltar, que neste ponto, a automação tem como objetivo não apenas reduzir custos, como manter  também o funcionamento do projeto. Ao automatizar metodologias e processos, é possível otimizar tempo.

Isso porque à medida que o retrabalho é eliminado. As equipes passam a ter mais tempo disponível par fazer inovações na empresa e promover melhorias. Isso sem falar que caso haja algum imprevisto, haverá disponibilidade para resolve-lo.

Tudo isso acarreta o maior domínio sobre mudanças, uma produção com maior agilidade e sistematizada. Os riscos reduzidos nos processos, reduzindo as falhas humanas, aumento da qualidade no trabalho. Isso sem falar na menor energia gasta por sua equipe.

Não será necessário preocupar-se com a possível redução dos membros da equipe, afinal, o objetivo da metodologia é automatizar sua equipe, e não reduzir o quadro de funcionários, visto que a automação quer dizer ampliar a qualidade do trabalho das equipes, de modo que elas possam ter mais controle do trabalho.

A automação também relaciona-se com a inovação, ao pensar nela deve vir à mente otimizar o trabalho com as equipes disponíveis e as tecnologias já existentes, e a diferença dará nos processos antigos e invariáveis.

Podemos exemplificar da seguinte forma: Sua equipe, muito provavelmente, antes da automação conseguia lidar com dezenas de projetos. Porém com a automação ela irá poder trabalhar com um número muito maior sem se sobrecarregar com isso.

11.Sua empresa torna-se muito mais escalonável

Após realizar uma pesquisa com 1770 altos executivos de TI  e de negócios, o The Modern Software Factory Hub, verificou que as práticas de Devops provocaram um impacto grande nas empresas, principalmente na evolução dos negócios da empresa e no desenvolvimento.

Aliar o desenvolvimento com as operações, de fato, pode impulsionar a ágil e rápida evolução de serviços e softwares. Dado isso, fica fácil entender que o Devops é parte essencial deste processo para as empresas que buscam expandir suas operações.

Podemos dizer, de modo geral, que o Devops é capaz de fazer a criação de uma infraestrutura viável. Para auxiliar a conduzir um desenvolvimento contínuo e rápido de serviços e aplicativos.

12.O Devops significa revolução na TI

Quando o Devops é implantado em sua empresa. Ele é capaz de transformar o departamento completo de TI num ambiente de trabalho afim de poupar mais dinheiro e tempo. Ao mesmo passo que amplia a qualidade de produtos e serviços.

É um desafio fazer com que o desenvolvimento, a qualidade e a operação trabalhem de forma coesa. Porém é possível, ao mesmo tempo, elevar a eficiência dos serviços de sua empresa, visto que isso irá trazer uma menor taxa de erros e tempo menor para implantação final ou parcial de qualquer tipo de projeto.

13.Conjunto de vantagens para departamentos de TI e empresas

Implantar o Devops, possibilita resultar um conjunto de mudanças da maneira como os processos de desenvolvimento são executados. Isso porque ele faz com que o desenvolvimento e operações andem lado a lado.

Podemos citar algumas das grandes vantagens que o Devops proporciona:

  • Aumento do valor do negócio, oriundo da colaboração maior entre equipes motivadas;
  • Resultado de produtos com maior eficiência, devido a melhor compreensão de cada etapa do projeto, a partir de seus detalhes;
  • Entregas com maior rapidez, com custos e riscos mais reduzidos;
  • Controle maior nas aplicações que são desenvolvidas pelos times integrados;
  • Atividades com maior colaboração entre elas;
  • Melhor ambiente de produção decorrente dos projetos que são desenvolvidos com maior facilidade e entregues no tempo pré determinado.

14.Processos e recursos otimizados

Com a forma de trabalho dos setores envolvidos remodelada os benefícios passam a ser ainda maiores. Principalmente no que diz respeito ao reuso de software, flexibilidade para obter respostas com maior rapidez e redução nos esforços na entrega.

Isso auxilia ainda na diminuição dos índices desajustados ao separar projetos em etapas. Fazendo assim teste das funcionalidades de maneira intermediária.

Junto com o auxilio de dashboards descomplicados e ferramentas de automação, ela irá acompanhar de maneira mais fácil as métricas e os resultados desta implantação. Isso porque ela executa Devops automáticos e até mais fáceis, facilitando para as equipes e auxiliando-as ao menor erro, tendo uma comunicação melhor e mais fluida.

Otimiza também os recursos e processos, de forma de a empresa passa a operar de maneira diferenciada. Utilizando até os mesmos equipamentos e pessoas, lhe conferindo vantagem.

15.Capacitação mais elevada

Realizando treinamentos através de consultorias especializadas. É possível que a empresa consiga preparar e qualificar seus times de forma mais eficaz. Elevando a qualidade dos trabalhos em colaboração. Ela auxilia as equipes de forma geral a aceitarem melhor as mudanças culturais enxergando valor nesta medida.

Todo esse conjunto de ferramentas, junto a automação e resultados. Isso faz com que a empresa atenda as demandas e processos com melhor excelência.

A mudança quando acompanhada por especialistas, tem a capacidade de transformar de maneira positiva a forma com que a empresa faz negócios.

Agora você já sabe que o Devops trata-se de uma ferramenta para trazer melhores benefícios à sua empresa. Fazer ela andar lado a lado com a tecnologia e novas ferramentas de mercado ajudará com que o crescimento de sua empresa e também sua qualidade estejam sempre em aprimoramento.

Se você gostou dos 15 motivos pelos quais você não deve ignorar Devops ou ficou alguma dúvida. Deixe nos comentários para que possamos trazer mais textos informativos para você e sua empresa.